Fonte: Cáritas Notícias

Desenvolvido em Vargem Grande (MA), o projeto Trilhas de Liberdade tem o objetivo de combater o trabalho escravo a partir de alternativas de desenvolvimento solidário e sustentável, por meio do Programa de Economia Popular Solidária (EPS).

O problema central detectado no projeto é a vulnerabilidade dos/as trabalhadores/as nas comunidades atendidas devido à precariedade dos sistemas produtivos, o pouco uso de tecnologias adequadas e a baixa consciência agroecológica, entre outros. Que alternativas são viáveis para a mudança desse cenário? É o que se discutirá no seminário “Economia Solidária combatendo o Trabalho Escravo no Baixo Parnaíba”, em 5 de maio. O projeto Trilhas da Liberdade é realizado pela Cáritas Regional Maranhão, em parceria com a Catholic Relief Services (CRS) Brasil.

Trabalho escravo – Entre 1995 e 2005, mais de 15 mil trabalhadores/as foram libertados/as do trabalho escravo por grupos móveis de fiscalização, formados por fiscais do Ministério do Trabalho, policiais federais e procuradores do Ministério Público do Trabalho. Foram fiscalizadas 1.368 fazendas em 364 operações, de acordo com dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e ONG Repórter Brasil.