Fonte: SindBancários

O secretário nacional de economia solidária do governo Lula, o economista Paul Singer, fez uma provocação ao visitar, na quinta-feira, dia 12/04, a Casa dos Bancários, no centro da Capital. Singer defendeu que os sindicatos diversifiquem a atuação. Além de representar a base empregada, as entidades deveriam apoiar trabalhadores que perderam emprego. “Podem ajudá-los a formar cooperativas para disputar, por exemplo, o mercado das terceirizações. Se houver iniciativas, nós apoiamos”, comprometeu-se. A experiência do SindBancários, que já abre espaço para empreendimentos de economia solidária, foi elogiada. O Café-bar e loja Mundo Paralelo é uma parceria com a Cooperativa de Consumo e Comercialização Popular Solidário (Consol).

Singer fez um passeio pela sede revitalizada do Sindicato, ao lado do presidente do SindBancários, Juberlei Bacelo, do presidente municipal do PT, Chico Vicente, e do deputado Eudes Xavier (PT-CE). O economista foi conferencista, em Porto Alegre, do 2º Fórum Internacional Software Livre, e rendeu-se à efervescência do setor. “O software livre é um exemplo de economia solidária que está abalando as grandes empresas. A IBM patrocina o evento”, surpreendeu-se.

Singer destacou que os gaúchos têm o associativismo em seu DNA. A maior parte dos empreendimentos solidários está no RS. O setor fatura R$ 6 bilhões por ano no país, 0,3% do PIB, e gera renda para 1,25 milhão de pessoas. “Temos muito que avançar, mas hoje podemos dizer que economia solidária virou política de Estado”.