Fonte: http://www.noticiasdahora.com/noticias.asp?n=22198&t=16

A vice-presidente da Região Norte/Centro-Oeste da Central de Cooperativas e Emprendimentos Solidários – UNISOL, cuja sede fica no estado de São Paulo, esteve em Rio Branco na última semana, a convite do deputado estadual Taumaturgo Lima (PT/AC). Maria Dalvani de Souza veio conhecer de perto a realidade das cooperativas acreanas e apresentar a Central as instituições.

A UNISOL possui hoje 230 cooperativas associadas, a maioria delas ligadas ao setor metalúrgico.

Segundo Maria, o convite do deputado é uma oportunidade única de compartilhar as experiências das cooperativas paulistas com as acreanas e desta forma ampliar o leque de conhecimento.

“Temos como missão organizar, representar e articular as cooperativas, associações e outros empreendimentos autogestionários da economia solidária, resgatando e promovendo a intercooperação, a igualdade social e econômica, além da dignidade humana e o desenvolvimento sustentável”, explica.

Para o deputado Taumaturgo Lima, o convite para que a representante da Central de Cooperativas viesse ao Acre partiu da necessidade de apoio ao Terceiro Setor, no qual está pautado todo o seu mandato.

“O foco principal do meu mandato é o terceiro setor, é nele que está a oportunidade de melhoria da qualidade de vida das pessoas, através da geração de emprego e renda”, defende.

Rio Branco possui hoje 600 empreendimentos da economia solidária, deste 340 estão em pleno funcionamento. A maioria deles estão localizados na região da Baixada da Sobral, área mais populosa da capital e onde se encontra pessoas com baixo poder aquisitivo.