Fonte: Portal Sanraimundense, acessado em http://www.cooperativismopopular.ufrj.br/noticias_int.php?idnoticia=483

O Ministério do Turismo, através da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP/COPPE/UFRJ), com sua equipe local ITCP/Serra da Capivara, vem desde março de 2006, atuando nos municípios de São Raimundo Nonato, Coronel José Dias e João Costa, no sentido de fomentar o fortalecimento do cooperativismo no contexto turístico regional, buscando inserir favoravelmente parcelas da população sócio-economicamente. O público-alvo de atuação da ITCP/Serra da Capivara são grupos produtivos populares que trabalham de forma informal. A meta é a elevação sócio-econômica desses grupos e de seus integrantes, sendo o caminho, a legalização dos mesmos em cooperativas populares, possibilitando o aumento da receita dos mesmos (viés econômico) e consciência cidadã (viés social).

Até o presente momento, os grupos Umbús (beneficiamento de frutas nativas), localizado no Reassentamento Novo Zabelê; Zabelê, (produtos de limpeza), na mesma localidade; Rainhas da Reciclagem (artesanato com materiais reciclados), situado na COHAB Cipó; COOPEART (artesanato diversos), São Raimundo Nonato; COOPEARTFRT (beneficiamento de frutas nativas), em Coronel José Dias (Sitio do Mocó, Borda e Lagoinha); e Grupo ECOART (Bordados e Artesanatos Diversos), de João Costa (Sede do município e povoado de Cambraia), estão sendo capacitados e assessorados pela ITCP/Serra da Capivara.

Com o mesmo intuito, foi iniciado um trabalho de levantamentos e produção de dados sócio-econômicos da região da Serra da Capivara que dêem subsídios para iniciativas visando a articulação de toda a cadeia produtiva do turismo, formando uma rede integrada, e não pontos isolados e desarticulados entre si, assim como apontar nichos de mercado com potencialidade de crescimento possíveis de serem induzidos.

Estas ações têm o escopo de buscar a integração entre os elementos produtivo-econômicos regionais, assim como a descentralização econômica que um crescimento turístico acarretará, constituindo, assim, verdadeiramente em um desenvolvimento regional da Serra da Capivara.

A ITCP/Serra da Capivara realizará de um seminário de apresentação de seus trabalhos para os órgãos públicos e privados fixados na região, assim como para a sociedade nos dias 23 e 24 de março de 2007.

Visa-se também, nesta ocasião, debater estratégias que possibilitem impulsionar a cadeia turística da região da Serra da Capivara.

Convidamos a população de São Raimundo Nonato e entorno a participarem do evento, certos de que todos têm contribuição a dar para o desenvolvimento econômico e social da região da Serra da Capivara.

Atenciosamente,

Ramana Jacques – Coordenação local da ITCP/Serra da Capivara

Local: Câmara Municipal de São Raimundo Nonato

Programação

23/03

Manhã – (09h-10h15) – Por que uma Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares na Serra da Capivara?

Intervalo

(10h40 – 12h) – Conhecendo os grupos em incubação.

Tarde – (13h30 – 15h) – Espaço dos Cooperados: impressões e expectativas.

Intervalo

(15h30 – 17h) –Cadeia turística – potencialidades e estrangulamentos.

24/04

Manhã – (09h – 12h) – Meio ambiente e turismo

Tarde – (13h30-15h) – GT – Cadeia turística – potencialidades e estrangulamentos.

Intervalo

(15h30 – 16h30) – Apresentação dos resultados do GTs e socialização para construção de propostas;

(16h30-17h30) – Encaminhamentos

Fonte: Portal Sanraimundense