Fonte: Secretaria Executiva FBES

Ocorreu em Brasília, entre os dias 12 e 13 de março, a terceira reunião dos membros do GT de Formação. Durante esses dois dias, os integrantes do GT discutiram e avaliaram as 05 Oficinas Regionais sobre Formação, ocorridas entre final de 2005 e início de 2006, e prepararam a II Oficina Nacional sobre Formação. A II Oficina Nacional, que acontecerá entre os dias 16 e 18 abril em Brasília, terá como objetivo geral: fazer um balanço das oficinas regionais e aprofundar temas que se destacaram nas discussões regionais; elaborar uma nova síntese sobre formação/educação em economia solidária, tendo como referência os acúmulos da I Oficina Nacional ocorrida em 2005 e as oficinas regionais e, por fim, debater a construção de uma Rede Nacional de Formadores, definindo caráter, objetivos, critérios para a participação, organicidade, coordenação, estrutura e funcionamento.

Segue abaixo a proposta de programação da II Oficina Nacional sobre Formação

Proposta de atividades

Dia 16.04.07

8h Credenciamento

8h30 Mística de abertura

9h00 Mesa de Abertura: MDS, MDA, MEC,MTE/SENAES, MMA, FBES (Coordenação Executiva do FBES), GT de Formação.

10h20 Apresentação e aprovação da pauta

10h30 Balanço das Oficinas Regionais e aprofundamento temático: Relato dos/as Coordenadores/as das Oficinas Regionais enfatizando: caracterização das experiências e participantes, contribuições da Oficina para fortalecimento do movimento na região, dificuldades, principais encaminhamentos de cada oficina)

– Complementação do público

12h30 Almoço

14h00 Aprofundamento de temas relevantes sobre a formação/educação em economia solidária

14h00 Painel 1: Educação popular e Formação em Economia Solidária

16h00 Painel 2: Desafios da formação em Economia Solidária: a formação para a organização autogestionária e qualificação para a eficiência econômica.

17h00 Debate em Plenária

18h00 Jantar

Noite

Atividade lúdica

Dia 17.07.07

Diretrizes Metodológicas para a Formação em Economia Solidária

8h30 Trabalho em grupo (cinco grupos: sistematização, políticas publicas, princípios, conteúdo e metodologia): Elaboração de uma nova síntese para a formação/educação em economia solidária. Tendo por referência o texto da I Oficina Nacional, as contribuições das Oficinas Regionais e os debates nos painéis, elaboração e atualização crítica do documento da I Oficina Nacional para a definição de “Diretrizes Metodológicas para a Formação em Economia Solidária”.

12h00 Almoço

14h00 Plenária: Apresentação dos/as relatores/as; Esclarecimentos e debate em plenária; Elaboração do texto final.

16h30 Painel: Contextualização para a criação da Rede de Formadores em ES – FBES – elementos da reestruturação; Conselho Nacional/comitê de formação; SENAES – políticas publicas; GT de Formação- elementos das Oficinas Regionais

18h00 Jantar

Noite

Atividade lúdica

Dia 18.04. 07

Rede de Formadores, a Política Nacional e Encaminhamentos

8h30 Trabalhos em grupo para a formação da Rede de Formadores (cinco grupos): A construção da Rede Nacional de Formadores (caráter, objetivos, critérios para a participação, organicidade, coordenação, estrutura e funcionamento) a partir dos acúmulos das Oficinas Regionais

10h20 – 12h30 Plenária

12:30 – Almoço

14h00 – Continuidade da Plenária e encaminhamentos

16h00 – Avaliação da Oficina