Fonte: Reuters / JB Online, com informações de Marcos Arruda (marruda@pacs.org.br)

O presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Marcus Barros, assinou nesta sexta-feira a licença ambiental para o projeto de transposição do Rio São Francisco, informaram a assessoria de imprensa do Ministério da Integração Nacional e o site do Ibama.

A transposição, que deverá receber investimentos no valor de 4 bilhões de reais, é considerada uma das prioridades do programa social do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O governo esperava iniciar as obras em janeiro deste ano, segundo a Integração Nacional anunciou em dezembro, mas o Ibama ainda não havia concedido a licença ambiental. O projeto prevê o desenvolvimento sustentável do semi-árido setentrional do Nordeste e da Bacia do São Francisco, tendo como um dos focos a fruticultura na região. Entre as obras previstas está a construção de canais com 700 quilômetros de extensão, que levarão água do rio para regiões tradicionalmente secas de quatro Estados (Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba e Ceará).

Para Marcos Arruda “Lula decidiu chamar de “social” o que de fato é um projeto para o agronegócio e para a agroexportação. Eufemismo. Hipocrisia. O projeto vai custar $4 bilhões! Com este dinheiro seria possível assentar cerca de 200 mil de famílias de sem terra.

A irrigação é um dos grandes ônus sobre as reservas de água do país. Quando exportamos camarões ou frutas, estamos exportando a água do Brasil, cada vez mais escassa para um número crescente de famílias!

Stedile nos contou que os companheiros do MST e de organizações que combatem a transposição do Rio São Francisco, visitaram a Ministra Marina Silva para obter seu apoio junto ao Executivo. Ela respondeu que eles estavam enganados, que quem decidia isso era o Presidente Lula e que ela estava a favor da decisão dele. Portanto, Marina é a favor da transposição e contra a opinião de tantos milhões que se opõem a ela e a denunciam como nociva ao povo da Bacia do São Francisco e a todo o seu ecossistema! Mais uma tarja de luta por um governo que, em nome do “desenvolvimento”, vira de novo as costas para o povo e escolhe os ricos e poderosos, e o caminho da insustentabilidade.

Não nos resta outra opção senão recrudescer a LUTA!”