Fonte: http://www.joaopessoa.pb.gov.br/noticias/?n=5815

Cerca de 100 artistas, que integram o grupo Fazendo Arte e Economia Solidária da Prefeitura de João Pessoa (PMJP), comemoraram, no último domingo (18), o Dia do Artesão, que é festejado no Dia de São José Carpinteiro, comemorado oficialmente nesta segunda-feira (19). O grupo teve um dia de lazer, no Grêmio Recreativo e Esportivo dos Funcionários Públicos Municipais (Grefup). O evento teve apoio da Prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes).

De acordo com o diretor de Trabalho, Renda e Economia Solidária da Sedes, Ronildo Monteiro Ferreira, valorizar os artesãos e artesãs locais tem a perspectiva de gerar renda através dessa atividade econômica, de estabelecer uma dinâmica para esse segmento, de organicidade, qualificação, para a produção, gestão e comercialização. “Há um processo, em curso atualmente, que considera esses aspectos e que pretende ter neste tipo de produção, uma identidade do município”, explica.

A artesã Fátima Barros, de 54 anos, que trabalha com bonecas, considera o grupo Fazendo Arte e Economia Solidária de grande importância em sua vida. “Trouxe vários benefícios para mim. Tive a oportunidade de trocar idéias com outras pessoas e melhorar meus conhecimentos”. Ela destaca ainda que por intermédio do grupo, conheceu pessoas do Banco do Brasil, que levaram suas bonecas para serem comercializadas em Brasília, onde foram bastante valorizadas.

“Também já consegui dar aulas em duas entidades particulares, dando aulas a grupos de idosos e adolescentes”. Recentemente, Fátima foi beneficiada com um empréstimo do Empreender, que a ajudou a incrementar sua produção. “Estou participando de feiras e formando um grupo de mães, no Centro Comunitário Presidente Ernesto Geisel, chamado União de Forças”, concluiu.