Fonte: Redação 24HorasNews

A produção agropecuária de 28 comunidades tradicionais e assentamentos de Cáceres será mapeada juntamente com empreendimentos de economia solidária. O trabalho de campo começa no dia 27 deste mês e será desenvolvida pela Coordenação do Unitrabalho da Unemat, com apoio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

O mapeamento tem como objetivo levantar o potencial produtivo dessas comunidades e organizar um sistema de compra direta por parte da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) com doação simultânea. Esse projeto é uma iniciativa piloto que posteriormente a Unemat por meio do Unitrabalho poderá estender para outros municípios e tem o financiamento do Ministério do Trabalho e Emprego.

A articulação junto a Conab já está adiantada para que seja firmado um acordo de compra direta, o que pode garantir ao pequeno produtor um fluxo fixo de renda, já que ele terá um contrato de entrega mensal. Ao mesmo tempo em que a Conab estará comprando essa mercadoria fará a doação de forma simultânea sem a necessidade de armazenamento para entidades assistenciais e hospitais do próprio município.

“Com esse projeto estaremos atuando em duas frentes: o produtor que terá uma renda fixa assegurada e também as entidades assistenciais que passarão a receber alimentos diretamente do produtor sem ter que pagar por eles”, afirma Clóvis Vailant, da Coordenadoria Estadual da Unitrabalho.

Além de Cáceres, outros municípios e regiões do estado também passarão por um mapeamento de empreendimentos de economia solidária a fim de montar uma rede, mas o levantamento de produção agropecuária não será feito em todos esses locais nessa primeira etapa. “Esse é um passo seguinte, caso o projeto de Cáceres, que é piloto, dê resultados positivos podemos ampliar”, explica Vailant.