Fonte: www.ibase.org.br

A economia solidária se afirma como o campo no qual se organiza o segmento de trabalhadores e trabalhadoras não-assalariados em torno do reconhecimento e da efetivação de direitos pertinen- tes ao trabalho associado, cuja relevância social e econômica não pode mais ser negligenciada. Ela prioriza o sentido distributivo, que é assegurado pela gestão coletiva de recursos. Também dá atenção à cidadania reivindicada sobre os mecanismos de produção e distribuição da riqueza, operados não só via Estado, mas também pelo mercado.

A atuação desta linha programática procura fortalecer o tecido associativo da economia solidária por meio da produção e divulgação de informações e argumentos e da articulação dos diferentes atores desse campo em fóruns e redes. Além disso, busca dar visibilidade pública e promover o direito ao trabalho associado. O Ibase vem atuando no campo da economia solidá- ria desde 2000, quando realizou a pesquisa sobre autogestão e indústrias recuperadas em par- ceria com a Associação Nacional de Trabalhadores e Empresas de Autogestão (Anteag). Desse ano até hoje, o Ibase teve papel importante na organização do Fórum Brasileiro de Economia Solidária (FBES), no processo do mapeamento nacional da economia solidária, na organização da economia solidária no processo FSM e na articulação da economia solidária com o tema da segurança alimentar, por meio da pesquisa realizada em 2006 sobre os impactos das atividades de financiamento do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf Cré- dito) na sustentabilidade desse segmento.

Em 2007, o Ibase desenvolverá nova pesquisa com base no Sistema Nacional de Informa- ção de Economia Solidária, com o intuito de favorecer o processo de institucionalização desse segmento. O objetivo da pesquisa é produzir uma tipologia dos empreendimentos econômicos e solidários, levantamento e análise de políticas públicas e desenvolvimento de metodologia para formação de cadeias e redes solidárias. Além disso, será um ano decisivo para a afirmação do FBES como um ator nacional da economia solidária, com a criação do Conselho Nacional de Economia Solidária e a necessidade de mobilização e unidade para se alcançar maior incidência sobre as políticas públicas. No […] [segundo] semestre de 2007, ocorrerá a IV Plenária Nacional de Economia Solidária.

Ações estratégicas

Fortalecimento do FBES

O Ibase está na origem do FBES e, desde então, é membro de sua coordenação nacional. O Ibase também atua em dois grupos de trabalho do FBES: Mapeamen- to, responsável por produzir informações, em parceria com a Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes) do MTE, sobre o setor no país; e Relações Internacionais, que se dedica à criação de articulações internacionais do campo da economia solidária. Em 2007, o Ibase se esforçará para consolidar e ampliar a atuação do FBES como articulador do movimento de eco- nomia solidária no país, por meio de sua reestruturação para a realização da IV Plenária Nacional de Economia Solidária. O Ibase faz parte do comitê organizador do evento. Além disso, o Ibase buscará garantir maior incidência do FBES no Conselho Nacional de Economia Solidária, ao qual procurará dar maior peso institucional.

Acesse o Plano de Ação do IBASE em http://www.ibase.br/userimages/plano2007_rev07.pdf

Outras atividades incluem a incidência em políticas públicas para a economia solidária, a partir do trabalho realizado pelo Ibase com o Sistema Nacional de Informações de Economia So- lidária; o apoio e o reforço à mobilização de trabalhadores(as) em torno de empreendimentos associados ou cooperativados, com destaque para atuação no Fórum de Cooperativismo Popular do Rio; e o apoio ao processo de organização da Rede Intercontinental de Economia Social e Soli- dária (Ripess), em particular sua estruturação na América Latina.

Projeto Estudos sobre Autogestão e Economia Solidária

É um desdobramento do trabalho realizado pelo Ibase no mapeamento nacional da economia solidária e de sua participação no FBES. A partir do Sistema Nacional de Informações em Economia Solidária, o Ibase desenvolverá uma série de produtos para subsidiar a formulação de políticas e o movimento da economia solidária. Esse projeto conta com o financiamento do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).