Fonte: http://www.joaopessoa.pb.gov.br/noticias/?n=5714

Até o dia 8 de março, a Praça Pedro Américo, situada no Centro da Capital, se transformou no grande shopping center do artesanato paraibano. Bolsas, bijuterias, produtos para o lar, confecções e produtos agroecológicos estão sendo expostos por cerca de 200 produtoras, que participam da segunda versão da feira ‘Mulheres em movimento na praça: urbanas e rurais construindo a economia solidária’, que foi aberta na manhã de terça-feira (6).

A feira conta com 20 toldos, armados no local para abrigar a exposição dos produtos e também uma praça da alimentação. Além disso, em uma das tendas há o espaço ‘troca de saber’ onde ocorrem oficinas permanentes. A atividade é uma realização da Prefeitura de João Pessoa (PMJP), através de sua Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres (CPPM), em parceria com o Movimento de Mulheres da Paraíba, além do Movimento de Mulheres Trabalhadoras Rurais do Nordeste (MMTR/NE) e o Fórum de Estadual de Economia Solidária.

Depoimentos – Para a artesã Lourdinha Lira, uma das participantes, essas iniciativas organizadas pela PMJP são muito importantes porque fortalecem a economia solidária e ajudam a difundi-la, colaborando com o trabalho das mulheres que produzem os artigos. “Percebemos que essa é uma prioridade da administração de Ricardo Coutinho”, comentou.

Já a artesã cearense Ana Cinthia Martins Bezerra está morando em João Pessoa há apenas seis meses e disse que não imaginava que na Capital paraibana houvesse tanto incentivo aos pequenos produtores de artesanato. Ela elogiou o trabalho da Prefeitura no sentido de apoiar e organizar feiras, para que as pessoas ligadas aos grupos de economia solidária possam expor seus trabalhos.

“Eu me senti muito acolhida aqui e me apaixonei pelo algodão colorido de vocês. Hoje esse é o material que mais utilizo para confeccionar minhas peças”, afirmou a artesã, que trabalha com bijuterias. A feira faz parte das comemorações da PMJP referentes ao mês de março, cujo tema é ‘Cidadania ativa para as mulheres’. Mais informações sobre o evento pelo telefone 3218-5628.