Fonte: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=412007

O deputado federal Eudes Xavier (PT) afirma que vai dedicar este, que é o seu primeiro mandato paramentar, à discussão da questão da economia solidária. Em entrevista ao Diário do Nordeste, o petista reconheceu as dificuldades da vida parlamentar, defendeu o debate sobre a reconstrução do PT, partido maculado pelos escândalos de corrupção que eclodiram em 2005, e anunciou que já está trabalhando pela reeleição da prefeita de Fortaleza, a aliada Luizianne Lins (PT).

O militante socialista, como denomina-se Eudes Xavier, confessou sua primeira impressão ao chegar à Câmara dos Deputados: “eu percebi que você só não trabalha se não tiver uma prioridade”. O parlamentar credita esta constatação ao corpo técnicos da Casa, que, segundo ele, dá um bom suporte aos deputados federais, mesmo os de primeiro mandato.

“Vou dedicar esses quatro anos de mandato para a economia solidária, que vem provocando muito debate no Brasil e na América Latina, com os governos ditos populares e democráticos. Tanto é que estou lançando em Brasília a Frente Parlamentar em Defesa da Economia Solidária”, declarou.

Vinculação

Questionado sobre as dificuldades que os parlamentares têm que enfrentar para aprovar um projeto na Congresso Nacional, Eudes admitiu que vários são os fatores que pesam. Entre os quais, destacou a segurança ideológica do parlamentar, a habilidade política deste e a base social da proposta. “É preciso também que o projeto tenha uma base de movimento social. Não pode ser um projeto apenas da cabeça do parlamentar e de sua assessoria. É importante que ele tenha uma vinculação direta com a sociedade”, ponderou.

Citando como exemplo a proposta de criação do “Fundo Nacional da Economia Solidária”, o qual está defendendo, Eudes afirmou que terá que convencer as diversas bancadas da Casa. Ele espera que os deputados tenham sensibilidade e que estejam abertos ao diálogo. “Eu sei que vai ter resistência. O parlamentar tem que saber onde está e trabalhar o convencimento”, disse.

Na avaliação de Eudes Xavier, o relacionamento entre os integrantes da bancada cearense no Congresso Nacional é bom. Da primeira reunião, conforme destacou, o senador Inácio Arruda (PC do B) foi indicado o “animador” da bancada. Uma comissão, completada com os deputados Arnon Bezerra (PTB), Padre Zé (PP) e Mauro Benevides (PMDB), vai ajudar na articulação dos interesses comuns da bancada.

O petista defende que, na renovação desta representação, um dos parlamentares do PT passe a compor esta coordenação. “Temos que ter muita competência para que as emendas da bancada e também as individuais possam ser efetivadas para ajudar o Estado do Ceará. Precisamos ter um desenvolvimento econômico e social, pois só o econômico gera pobreza”, sustentou.

Eudes ainda não visualizou a organização da bancada do Nordeste, como uma força capaz de defender os interesses da região. Ele credita isto ao pouco tempo de exercício da legislatura, iniciada em fevereiro. No entanto, o petista identifica alguns parlamentares que estão trabalhando em prol do desenvolvimento da região.

Em busca do fortalecimento político do Ceará em Brasília, Eudes defende a criação do que chama de “GT-Ceará”. Seria a articulação entre todos os cearenses que ocupam cargos no Governo Federal, na direção de motivar as relações entre o Estado e o Executivo Federal. “Isso pode não resolver tudo, mas ajuda para que tenhamos um momento de interação, uma relação mais organizada´.

Para que um parlamentar desempenhe bem o seu papel, no entendimento de Eudes Xavier, ele deve ter uma boa assessoria técnica, primar pela transparência do mandato, manter uma fidelidade partidária e exercer uma segurança ideológica. Destacando que o Parlamento é um lugar que abriga também conflitos, ele ressalta que cada parlamentar deve ter consciência de seu lugar na Casa.

Reeleição

No campo partidário, Eudes Xavier defende que o PT deve discutir a questão ética, tendo em vista os escândalos que abateram o partido em 2005, como o chamado “mensalão”. Segundo ele, todo os dias a crise do PT é debatida e, em função disto, há um controle social muito forte em cima do PT, principalmente da imprensa. “O PT tem que provar à sociedade brasileira que é um partido, desde a sua origem, que tem a questão ética como seu maior patamar”, declarou.

Eudes apresentou o documento intitulado “Mensagem ao partido”, que traz uma série de teses sobre a construção de um novo espaço de diálogo partidário. “Milhares de militantes assinam este documento, que resgata a história do PT e quer dar uma nova cara ao partido no século XXI. Ele combina a democracia e o socialismo”, enfatizou. O documento é assinado, entre outras lideranças, pelo ministro Tarso Genro pela prefeita Luizianne Lins e pelo vice-governador cearense Francisco Pinheiro.

Quanto ao relacionamento que mantém com prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins, Eudes afirmou possuir um “compromisso de lealdade e ideológico” com a prefeita de Fortaleza, que o apoiou em 2006. “Nós somos da mesma corrente de pensamento dentro do PT e ela tem demonstrado uma capacidade ética de resolver os problemas da nossa cidade, que são grande”.

“Estamos montando uma estratégia para a reeleição, que passa por um processo de debate com a sociedade, com os movimentos sociais, com os partidos políticos e vamos lutar para que ela (Luizianne) seja novamente a nossa prefeita”, confessou Eudes Xavier, ao ressaltar que está lendo o livro “A Mosca Azul”, de autoria de Frei Betto. A obra, segundo o parlamentar, fala sobre a ética do PT, a qual ele enxerga na prefeita Luizianne Lins.