Fonte: Ir. Lourdes Dill (projespcooesp@terra.com.br), com informações de Ademar Bertucci.

A Cáritas Regional RS comunica com pesar o falecimento do Bispo Emérito de Santa Maria/RS, Dom Ivo Loorscheiter, aos 79 anos, no dia 05/ março/ 2007.

Dom Ivo Lorscheiter estava internado na UTI do Hospital de Caridade desde 25 de fevereiro com infecção respiratória e intestinal. O religioso, que sofria de problemas cardíacos e diabetes, foi duas vezes secretário-geral e presidente da CNBB.

O enterro de dom Ivo ocorreu dia 06/março, às 16h, na Cripta do Santuário Basílica de Medianeira. O corpo será velado na catedral de Santa Maria.

Ele foi o iniciador do Projeto CooEsperança de Santa Maria!

Cuja face mais conhecida é a FEIRA DE SANTA MARIA!

Quem esteve na feira conheceu esse gigante resistente que foi dirigente da CNBB nos duros tempos da ditadura.

DOM IVO LORSCHEITER o PROFETA e o GIGANTE DA ESPERANÇA, como carinhosamente o chamávamos. Ele nasceu em São José do Hortêncio, no dia 07 de dezembro de 1927. Portanto viveu quase 80 anos, muito bem vividos.

Foi ordenado sacerdote no dia 20/12/1952 em Roma, foi sagrado Bispo no dia 06 de março de 1966 e escolheu o seu aniversário de ordenação Episcopal, no dia em que completaria 41 anos de Episcopado, para sua entrada definitiva na Casa do Pai. “FORÇA E CORAGEM” era uma frase com a qual animava à todos. Não admitia pessimismo, desânimo e covardia. Ele amava à todos que buscavam suas sábias orientações, aconselhamento e as grandes lições de sua sábia trajetória de Vida. Dom Ivo, vivia com simplicidade Evangélica no seu modo de ser, agir, se vestir, morar e viver. Não tinha bens materiais acumulados. Não tinha espaço para o supérfluo. Ele multiplicou os seus valiosos talentos que Deus lhe deu , e acumulou os bens Perenes e Eternos.

A sua trajetória de vida marcou à todos profundamente.

Respeitado, sábio e ponderado, sabia discernir e acolher à todas as pessoas. Ele lia muito, informava-se sempre com as notícias mundiais e nacionais, era um homem de grande visão e olhava para frente. Não tinha espaço para acomodação e era um homem ativo, perspicaz, esperançoso, realizado e Feliz.

Viveu com plenitude os seus quase 80 anos de Vida, que completaria no dia 07/12/2007. O Brasil inteiro e muitos Países do mundo, da América Latina, se voltam para cá, hoje, em que Santa Maria se despede de um grande líder. Vivemos um sentimento de perda, mas por outro lado a força da Esperança, Coragem e Solidariedade, nos une no seu Ideal de Vida e Missão cumprida.

Não dá para imaginar a cidade de Santa Maria, a Diocese, O Brasil e o mundo, sem esta presença inspiradora de Dom Ivo, nosso grande Bispo Emérito que marcou o tempo e a história com o seu modo de viver e agir.

Irmã Lourdes Dill

Coordenadora do Projeto Esperança/Cooesperança

Fone/Fax:55 3219-4599

E.mail: projespcooesp@terra.com.br