Fonte: Valter Maier (valterufpr@yahoo.com.br)

Na tentativa de fazer avançar o Movimento de Economia Solidária no Paraná, mesmo com a diversidade de ações, opiniões e posições aqui existentes foi realizada reunião no último dia 02 de março, sexta-feira, às 10 horas da manhã, na Secretaria de Estado do Trabalho, estiveram presentes: Valter do Fórum Regional de Economia Solidária de Curitiba, Serginho Athayde da ADS-CUT, Sandro da Secretaria Estadual do Trabalho e Vladimir do Programa Paranaense de Economia Solidária da Secretaria Estadual do Trabalho.

A pauta tratou do seguinte:

1. PPDLES. Os presentes entenderam necessário que o Programa melhor conhecido no Estado, quem são seus agentes, como funciona e é coordenador.

2. Reorganização do Fórum Paranaense de Economia Solidária. Houve unânimidade dos presentes que defendiam que o Fórum precisa estar atuante. É preciso que sua Secretária Executiva seja reativada.

3. Informes Sandro repassou que o Paraná terá 6 ações do PLANSEQ ECOSOL sendo 1 para o projeto do algodão orgânico e outras 5 para a área de artesanato. A Planseq só vai trabalhar com empreendimentos já consolidados. Serginho falou da possibilidade de se organizar o Primeiro de Maio em Foz do Iguaçu trazendo todas as Centrais Sindicais e ministros do trabalho da América Latina.

4. Encaminhamentos:

– Reunião com Delegado Regional do Trabalho no dia 5 de março

– Reunião para a Reorganização do Fórum Paranaense de Economia Solidária no dia 22 de março em Curitiba (precedida de uma reunião da comissão organizadora no dia 9 de março também em Curitiba)

– Temática da reunião do dia 22 de março

– PPLES: a) Balanço – Apresentado pelo atual coordenador Claro Walter; b) Discussão e encaminhamentos sobre o PPDLES

– Reorganização do FPES

– Aprovação do Calendário do Primeiro de Maio.

Esta reunião é o marco da tentativa de fazer com que as tendências que atuam na Economia Solidária procurem, apesar das divergências, tenham só coordenação de ações. Não podemos deixar que os paraquedistas venham se aventurar no Movimento. Vamos unir nossas forças e mostrar que o Paraná está unido.