Fonte: www.mte.gov.br

Mais uma unidade-modelo de beneficiamento de mel será entregue amanhã (28) aos empreendedores solidários da cadeia do mel no município de Russas, no Ceará. A unidade, que tem capacidade para processar 100 toneladas de mel por ano, conta com as especialidades de extração, processamento e beneficiamento de mel, cera, própolis e geléia real.

“A entrega faz parte de um projeto que o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) desenvolve no Nordeste para qualificação social e profissional dos produtores de mel e derivados que vai beneficiar cerca de 680 famílias”, explica o Coordenador do projeto na Secretaria Nacional de Economia Solidária, Roberto Marinho.

Ao todo, serão construídas seis unidades-modelo nas cidades de Irecê (BA), Russas (CE), Rosário (MA), Aparecida (PB), Araripina (PE) e Itaueira (PI), regiões de alta produtividade de mel, além de um entreposto de apicultura que será instalado no município de João Câmara (RN)

“No ano passado nós inauguramos uma unidade no sítio Várzea do Pintado, em Aparecida (PB), que já está em pleno funcionamento”, destaca.

No projeto a Senaes investe R$ 411 mil para apoio e fortalecimento da cadeia apícola, com formação de educadores em apicultura racional, manuseio de unidades de beneficiamento apícola e metodologia participativa, além da difusão de tecnologias apropriadas ao semi-árido nordestino.

As unidades vão executar o processo de beneficiamento, envasamento e distribuição para comercialização do produto. Além disso, um selo do Sistema de Inspeção Federal (SIF), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e outro Selo de Produto Solidário, da Economia Solidária, facilita a distribuição do produto inclusive para o mercado externo.

O projeto é uma parceria com a Rede Abelha, uma articulação de ONGs, cooperativas, associações e grupos de apicultores nordestinos com a finalidade de desenvolver a apicultura como alternativa de produção para o fortalecimento da agricultura familiar.