Fonte: Secretaria Executiva FBES, com informações de Shirlei Silva (sasilva@marista.edu.br) durante a Reunião da Coordenação Executiva FBES.

Na segunda noite da reunião da Coordenação Executiva do FBES, Shirlei e Rizoneide (IMS) trouxeram as primeiras impressões da Oficina de Avaliação do Programa de Feiras que havia finalizado naquele dia (14/fev). Em breve teremos os resultados desta oficina que reuniu @s articulador@s das feiras, a equipe do IMS e representantes da Coord. Exec. do FBES e da SENAES.

Foram 29 feiras de economia solidária dentro do Programa de Feiras no ano de 2006 e foi um verdadeiro sucesso. Em 2007, a partir da mobilização dos estados, acontecerá a feira Pan-Amazônica. A feira de Santa Maria está confirmada para julho.

Para Shirlei, a oficina de avaliação do Programa foi muito positiva. Conseguiu-se levar temáticas do FBES para dentro dos fóruns, para dentro das feiras. “Estamos agora com o conceito da FEIRA EM REDE: o diferencial das feiras de ES é que são feiras em rede. As feiras são o ápice de um processo, que envolve muitos atores e a autogestão. Vimos que uma feira não pode ser organizada com menos de 3 meses.”

A formação ocorreu na feira de maneira muito forte, desde oficinas até os momentos em que se organizava a feira.

Uma das grandes conclusões é que fóruns que estão muito articulados fazem feiras lindas e fóruns com muito conflito não conseguem fazer boas feiras. Foi interessante que o processo de feiras possibilitou a criação de fóruns regionais dentro de vários estados. Vários estados viram que a feira potencializou a articulação dentro do estado e com diferentes atores. Nos locais em que temos fóruns desarticulados, temos que ver como o FBES quer apoiar o fortalecimento destes? E o papel do interlocutor acabou sendo em alguns casos como estratégia de interiorização e fortalecimento do FEES.

A comercialização ainda é um gargalo nos estados, havendo necessidade de conseguir se trabalhar mais!

Outra proposta, para o programa, é de se elaborar uma estratégia de mídia em 2007, para que a idéia de ES consiga chegar até as feiras como algo a promovê-las melhor.