Fonte: Rose Gomes (rgomes@fase.org.br)

Durante o FSM -NAIROBI houve várias atividades simultâneas (conferências) de economia solidária e comércio justo inscritas por organizações brasileiras, FBES, Ação Comunitária, IMS, FACES , etc.

Como responsabilidade do FBES houve duas: uma conferência temática sobre cadeias produtivas e organização da confluência ecosol, para além dessas outras articulações fora do espaço do estádio: houve mais duas grandes reuniões em hotéis entre redes internacionais (dia 20 e dia 22) e coordenação conjunta de uma conferência de confluência da ES com o comércio justo que realizamos conjuntamente com IFAT.

Essas atividades ocorreram dentro da conjuntura e dificuldades com muito sucesso e contando sempre (menos nas reuniões de redes) com a ilustre presença do nosso secretário nacional, Prof Paul Singer e de muitos amigos brasileiros do FBES e demais organizações parceiras da ecosol como o companheiro do ATACC e Ciranda da Informação – Antonio Martins.

A conferência sobre as cadeias produtivas foi unificada com uma atividade do FACES, que de forma muito solidária abriu a possibilidade de usarnmos o mesmo espaço físico que contava com os equipamentos para tradução e uma tradutora para o inglês. Note-se que isso foi importante pois foi coisa rara nessa edição do FSM contar com tradutores, os jovens tradutores voluntários do grupo babels estiveram em numero muito reduzido em comparação com as edições passadas, como vcs puderam ler nas crônicas sobre o FSM Nairobi. Com essa unificação das atividades pudemos linkar o relato das experiências das cadeias produtivas do FBES, com a política nacional para um sistema público de comércio justo e solidário o que fez uma complementação de conteúdos e aumentar bastante nosso público. Ali na hora acordamos entre as duas organizações a redução de palestrantes para atender a diversificação de organizações como palestrantes (nessa atividade temática estiveram como palestrantes: o Ary (FBES), Fabiola (FACES), Cristina (MST- Via campesina) e um companheiro da plataforma africana de produtores do comércio justo- COFTA.

Aviso que o relato detalhado desssa atividades estará sendo feitos a 8 mãos, de forma compartilhada e já atendendo ao formado solicitado pelos organizadores do FSM , porque assim garantimos que constaram da memória dessa edição Nairobi.

Eu fiquei responsável em conjunto com Carola pela coordenação das reuniões entre redes internacionais (por decisão e acordo entre as redes presentes a primeria reunião).

O plano de trabalho conjunto das redes de ES + movimento fair trade para 2008 (versões nos 3 idiomas oficiais) foi levado e lido na Conferência de CONFLUÊNCIA GERAL DO EIXO 21 (dia 24/02) – Eixo onde estava situado a temática ECOSOL e Comércio Justo. Esse documento recebeu assinaturas entorno de 40 redes e fóruns nacionais, durante o evento de confluência entre REDES e contou depois com a adesão de mais 10 redes nacionais latinas (que não estiveram presentes) via listas de comunicação web.

O documento e a lista de assinaturas serão agora encaminhados ao Comite Internacional do FSM atraves de Carola Reintjes (IDEAS/REAS), Maleye Guèye(RIPESS-continente Africano) e Rose (FBES/RIPESS-AL).