Fonte: http://lucio-uberdan.blogspot.com/search/label/Cultura

De volta para casa, depois de dois dias em Porto Alegre a trabalho. No sábado tivemos a 1ª reunião da Coordenação do Fórum Gaúcho de Economia Popular e Solidária, espaço máximo de organização do movimento no RS. 7 regiões do estado se fizeram presentes, mais de 50 homens e mulheres, trabalhadores e trabalhadoras, lideranças da Economia Solidária no RS. O crescimento, o nível do debate e o amadurecimento do movimento a cada dia me espanta mais, a reunião foi um sucesso e o movimento de Economia Solidária se fará enxergar na sociedade esse ano.

Junto a reunião da coordenação, tive 3 gratas surpresas com a Economia Solidária esse final da semana, a primeira já citei, o sucesso da reunião do movimento, a segunda, foi a conquista definitiva do ISO 9001:2000 pela Cooperativa do Trabalhadores Metalúrgicos de Canoas – CTMC. A CTMC é uma empresa Autogestionária que compõem a Economia Solidária, com essa notícia, ela resolve definitivamente as falsas críticas “capitalistas” ou “esquerdistas” que afirmam: Economia solidária só funciona em pequenos empreendimentos, com qualidade duvidosa e diminuindo condições financeiras e direitos dos trabalhadores – A CTMC comprova que sucesso em uma grande empresa, gestão qualificada, qualidade de produto, trabalhadores com renda acima da média e participantes de 100% da gestão do empreendimento (autogestão) é cada dia mais, um horizonte irreversível no Brasil. Parabéns a CTMC.

A terceira surpresa foi com a CONSOL e as Lojas Mundo Paralelo, a CONSOL é uma cooperativa autogestionária de consumo que articula a comercialização dos produtos da Economia Solidária, com seu histórico de luta, organização e ação no comércio justo e solidário, ela conquistou junto a Secretaria Nacional de Economia Solidária – SENAES – MTE, um apoio definitivo do Governo Federal para sua consolidação. São duas lojas com nome Mundo Paralelo, uma em Porto Alegre e uma em Novo Hamburgo, em Porto, a loja e o bar café, ficam perto da Rua da Praia, na ladeira junto a Casa dos Bancários – Gal. Câmara, 424. Vale a pena.