Fonte: www.mte.gov.br

A partir de terça-feira (6), em Brasília, acontece o Seminário Nacional de Fundos Solidários, que discutirá até quinta-feira (8) a importância desses fundos para inclusão social de trabalhadores e a construção de uma política nacional de apoio às iniciativas solidárias.

O encontro é realizado pelos ministérios do Trabalho e Emprego (MTE) e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), que desenvolvem políticas de fomento aos fundos solidários para auxiliar no desenvolvimento de comunidades menos favorecidas.

O projeto – que integra o Programa de Apoio a Fundos Solidários Produtivos – é realizado em parceria com o Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Fórum Brasileiro de Economia Solidária (FBES), Movimento de Articulação do Semi-Árido (ASA), Fórum Brasileiro de Segurança Alimentar (FBSAN) e o Mutirão para Superação da Miséria e da Fome, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Em 2005 e 2006, o MTE investiu cerca de R$ 3 milhões em projetos que subsidiam pequenos negócios de caráter solidário, beneficiando famílias do Nordeste, norte de Minas Gerais e norte do Espírito Santo.