Fonte: Cáritas Notícias

De 6 a 8/2 aconteceu em Brasília o Seminário Nacional de Fundos Solidários que vai elaborar as bases para uma política pública de fundos solidários.

No dia 6 Dom Mauro Morelli, bispo emérito de Duque de Caxias (RJ); Paul Singer, secretário nacional de economia solidária e outros palestrantes fizeram uma contextualização sobre os fundos solidários. Às 16h, os ministros Patrus Ananais, Desenvolvimento Social e Combate à Fome/ MDS, e Luiz Marinho, do Trabalho e Emprego/MTE, debateram o tema “Crescimento com distribuição de renda: a nova política de desenvolvimento social”.

No 7/2, às 9h, o assessor nacional de Economia Popular Solidária da Cáritas Brasileira, Ademar Bertucci, apresentou a palestra “Fundos Solidários no Brasil: memórias e permanência”, junto com Rogério Dardeau, da Rede de Articulação de Fundos de Pequenos Projetos/Ceris, e Haroldo Mendonça, da Senaes/MTE. Às 10h30 ocorreu o seminário “Possibilidades e limites de recursos públicos para fundos solidários”, tema debatido por representantes de projetos como Bárbara Schimidt-Rahmer, da Pastoral da Criança/Projeto Vencer Juntos; Eduardo Girão do BNB/Senaes; Márcio Celi do Prosan e Naidison Batista da Asa/P1MC. Às 14h, aconteceu uma discussão baseada no texto “Por um programa nacional de fundos solidários”.

No dia 8 acontecem oficinas sobre os fundos solidários dentro da política de finanças solidárias.O evento encerra-se com a apresentação do texto final que traz elementos para elaboração de uma política pública de fundos solidários.

O seminário é uma realização do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e do Ministério do Trabalho e Emprego-MTE em parceria com o Banco do Nordeste do Brasil (BNB), o Fórum Brasileiro de Economia Solidária (FBES), a Articulação do Semi-Árido (ASA), o Fórum Brasileiro de Segurança Alimentar (FBSAN) e o Mutirão para Superação da Miséria e da Fome da CNBB.