Fonte: www.mte.gov.br

Várias entidades representativas da economia solidária do governo e da sociedade civil vão se reunir nos dias 12, 13 e 14 de fevereiro em Brasília, na 1ª oficina nacional que fará um balanço das feiras regionais que ocorreram nos meses de novembro e dezembro do ano passado em 26 estados e no Distrito Federal.

As feiras têm como finalidade dar maior visibilidade aos empreendimentos e servir como um instrumento de comercialização e divulgação das iniciativas solidárias no país.

Em 2006 o Ministério do Trabalho e Emprego investiu R$ 2 milhões para a realização das feiras, como parte de uma proposta da Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes) para promover a política nacional de comércio justo, ético e solidário, uma das estratégias para fomentar a autogestão em todo o país. Hoje, são mais de 1,2 milhão de trabalhadores que atuam em atividades autogestionárias de produção de bens e prestação de serviços, consumo e crédito no país. Além da comercialização de produtos, as feiras regionais facilitam a troca de experiências e de produtos entre os expositores e permite que o público participante tenha acesso ao que é produzido por essa modalidade econômica que vem se consolidando como uma importante alternativa de inclusão pelo trabalho.

Em 2005 ocorreram 18 feiras, envolvendo cerca de 3.200 empreendimentos com um público participante em torno de 240 mil pessoas. No ano passado a secretaria estima que houve um incremento de 30% na participação dos empreendimentos nas feiras regionais.