Fonte: www.mte.gov.br

A economia solidária está presente também na produção musical independente nacional. Para promover essa parceria, a Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes) participa até domingo (11) da Feira de Música Brasil, que acontece no Marco Zero, em Recife.

“O apoio à cadeia é realizado por meio de uma parceria com a Associação Brasileira dos Festivais de Música Independente (Abrafin), que pretende realizar 24 festivais independentes em vários estados brasileiros por meio de iniciativas solidárias”, informa o coordenador do projeto na Senaes, Luciano Canez.

Segundo Canez, a feira de negócios é integralmente dedicada à música brasileira e reúne os diversos segmentos da cadeia produtiva para criar um ponto de referência para o setor, facilitar contatos dentro e fora do país, promover capacitação de seus profissionais e divulgar a qualidade e a diversidade do que é produzido no país.

“Os festivais são muito importantes para as economias locais, pois geram trabalho e renda para milhares de trabalhadores, sejam do campo do entretenimento, alimentação ou segurança, além de muitos outros”, informa.

O projeto prevê que os serviços e produtos desses festivais sejam fornecidos pelos empreendimentos de economia solidária, fortalecendo assim a comercialização dos produtos do setor.

Hoje, o diretor de Fomento da Senaes, Dione Manetti, participa de uma mesa de discussão na feira em Recife, juntamente com representantes da Abrafin e do Fórum Brasileiro de Economia Solidária, para consolidar o calendário de realização dos 24 festivais.

A FMB é uma promoção do Ministério da Cultura e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), realizada pela Associação Brasileira de Música Independente e patrocinada pela Petrobrás, com parceria da Prefeitura do Recife, do Sebrae e do Governo de Pernambuco. Conta ainda com o apoio da TV Globo Nordeste, da Estação Sat, do Jornal do Comércio e do Banco do Nordeste Brasileiro.

Participam da FMB artistas, gravadoras, estúdios, fabricantes e comerciantes de equipamentos e instrumentos, editoras, agentes, produtores, novas mídias de veiculação, compradores, imprensa especializada e empresas de tecnologia, que estarão reunidos por quatro dias com foco na nossa música.

Negócios – A Feira Música Brasil se divide em quatro módulos. O primeiro é o Ambiente de Negócios, com estandes de empresas e ações inéditas, como Venture Fórum Música Brasil, envolvendo empresas de todos os segmentos da cadeia produtiva e oferecendo o ambiente ideal para a realização de novos investimentos em um setor em transformação, com grande potencial de crescimento no Brasil e no mundo; e a Rodada de negócios, onde o Sebrae reunirá cerca de 60 empresas de todo o Brasil e 20 compradores, incluindo 10 estrangeiros.

Outro módulo é a Feira de Produtos Musicais, uma vitrine de exposição e venda de produtos e projetos ligados à música. Já o Porto Musical é voltado à discussão sobre música, tecnologia e mercado. Traz temas como distribuição digital, mercados internacionais, tecnologia, estratégias de divulgação, qualidade de produto, rádio, tv e outras questões fundamentais para os profissionais da música.

O módulo final terá 38 apresentações abertas ao público. Será exibida a diversidade da produção contemporânea brasileira, passando por algumas de suas matrizes, como o samba, o forró, o choro e o frevo, grande homenageado em seu centenário, com um show reunindo grandes nomes e promovido pela Prefeitura do Recife. O acesso é gratuito e aberto ao grande público.