Fonte: Felipe Bannitz de Paula Machado (felipe_bannitz@yahoo.com.br)

Dia 10 de fevereiro aconteceu a Terceira Feira de Trocas Solidárias do Centro de São Paulo. Um evento de Economia Solidária que propõe a prática da troca, produção e consumo dentro dos princípios da cooperação e sustentabilidade. Uma feira onde se “compra e vende” produtos, serviços e saberes utilizando uma moeda social, criada e gerida por um Banco Comunitário.

As primeiras Feiras foram realizadas nos dias 28 de outubro e 25 de novembro, contando com mais de 200 pessoas, onde diversos produtos foram comercializados, mostrando que é possível construir outros modelos de organização econômica organizados democraticamente. Além disso, muita música ao vivo, capoeira e atividades culturais tornaram a Feira uma festa.

Como uma semente que já germinou, a Feira afirma seu calendário: todo segundo sábado do mês é dia da Feira de Trocas Solidárias do Centro de São Paulo.

A Feira se tornou um ponto de encontro de empreendimentos e grupos produtivos, ONGs, gestores públicos e demais atores que estão se articulando em uma Rede de Economia Solidária, de forma a unificar esforços para o fortalecimento das atividades de geração de renda na perspectiva da Economia Solidária. Atualmente 6 empreendimentos já fazem parte dessa nascente rede.

Com a proposta de Desenvolvimento Local e construção de Políticas Públicas de fomento à Economia Solidária, essa iniciativa marca o esforço para a implementação de Tecnologias Sociais capazes de facilitar o processo de geração de renda para grupos vulneráveis, dentro da pespectiva da cooperação e preservação ambiental.

Participe trazendo produtos, serviços ou saberes que você possui como: Pães doces caseiros, poesias, artesanatos, massagens, terapias alternativas, serviços de encanador e pintor, aulas de inglês, aulas de artesanato, danças e música ao vivo… use a imaginação!! Ou troque seu dinheiro por moeda social.

A Segunda Feira de Trocas Solidárias será na Rua Lund é uma rua paralela à Rua dos Estudantes entre a Av. Conselheiro Furtado e Av. do Glicério perto do Metrô Liberdade.

Contamos com a presença de todos os interessados na construção de outro modelo de Desenvolvimento Econômico.