Fonte: Incubadora Economia Solidária (incubadoraunijui@gmail.com)

A Incubadora de Economia Solidária da UNIJUÍ, por meio de convênio com a Fundação UNITRABALHO e FINEP/MCT, estará realizando a continuidade do trabalho de mapeamento de Empreendimentos de Economia Solidária nas regiões abrangidas pelos COREDES Alto Jacuí, Noroeste Colonial, Fronteira Noroeste e Missões.

Este trabalho foi desenvolvido em 2005, sendo que foram identificados e entrevistados nas regiões citadas 276 empreendimentos, que foram incluídos no Sistema Nacional de Informações em Economia Solidária, do Ministério do Trabalho e Emprego. Esta é uma política do ministério, operada pela Secretária Nacional de Economia Solidária (SENAES/MTE). Em todo país, em 2005, foram mapeados cerca de 15 mil empreendimentos, sendo 1600 do Rio Grande do Sul.

Em 2007 a meta é identificar 450 empreendimentos no estado, sendo que a UNIJUI pretende mapear 100 e os restantes, nas demais regiões do estado serão identificados por um conjunto de entidades coordenadas pela UNISINOS.

Com apoio de prefeituras, Ematers, Sindicatos de Trabalhadores Rurais, ONGs e demais entidades, já foi elaborada uma pré-listagem com 68 empreendimentos. A equipe de entrevistadores iniciou as atividades de campo na quarta-feira passada, dia 17/01/2007.

Outras associações, cooperativas ou mesmo grupos informais podem contar a Incubadora de Economia Solidária da UNIJUÍ, pelo fone 55 3332 0416, para serem cadastrados.