Fonte: Correio Unicafes

Campanha de Filiação

O processo de filiação de novas cooperativas da agricultura familiar e economia solidária à Unicafes possui etapas. Além da ficha de inscrição e do estatuto, é necessária a apresentação de ata, que registre a deliberação e a aprovação da filiação em assembléia organizada pela própria cooperativa.

Estamos notando que há cooperativas que estão interessadas em se associarem à Unicafes, mas que não possuem essa ata. Assim, contamos com a colaboração das Unicafes Regionais e Estaduais e organizações parceiras, no sentido de incentivar as cooperativas interessadas a deliberarem sobre a filiação durante suas Assembléias Gerais Ordinárias (AGO), que ocorrem no primeiro trimestre do ano. Assim, o processo de filiação das cooperativas será completo.

Veja a seguir, os passos para filiar-se à Unicafes:

1º Passo: aprovar a filiação em assembléia e registrar a deliberação em ata;

2º Passo: imprimir e preencher a ficha de inscrição, que se encontra no site da Unicafes: www.unicafes.org.br ;

3º Passo: reunir todos os documentos (a ficha de inscrição preenchida, a cópia da ata da assembléia que aprovou a filiação e a cópia do estatuto da cooperativa);

4º Passo: enviar toda a documentação para o seguinte endereço:

SDS, Edifício Conjunto Baracat, salas 212/213

CEP: 70.300-000 Brasília – DF

Anuidade: Cooperativas que possuem até 100 associados contribuem com meio salário mínimo ao ano; mais de 100 até 500 associados, com um salário mínimo; e as cooperativas que possuem mais de 500 associados, com dois salários mínimos. As cooperativas centrais, federações e confederações, contribuem com um salário mínimo.