Fonte: Isabel Silva de Freitas (isabel.freitas@camara.gov.br)

A Conferência será presidida pela ministra Nilcéa Freire e contará com a participação de 2.800 delegadas

O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva convocou a II Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres (CNPM). De 18 a 21 de agosto, 2.800 delegadas das 27 Unidades Federativas do país estarão reunidas para debater e deliberar sobre a execução do Plano Nacional de Políticas para as Mulheres pelos executivos federal, estaduais e municipais, bem como a participação das mulheres nos espaços de poder do país. O decreto da convocação foi publicado hoje no Diário Oficia da União no dia 18 de janeiro de 2007.

Acesse a íntegra do decreto presidencial em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2007/Dnn/Dnn11176.htm

A II CNPM será presidida pela ministra da SPM e também presidenta do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM), Nilcéa Freire. As plenárias municipais, convocadas pelo poder público local começarão no dia 1º de março e vão até 30 de abril. As conferências estaduais, convocadas pelos governos estaduais e do Distrito Federal vão de 15 de maio até 15 de julho.

Durante as plenárias municipais, os temas propostos para a II CNPM deverão ser abordados e servirão de suporte para os debates nas conferências estaduais, quando serão eleitas as delegadas para a etapa nacional e aprovados os relatórios a serem encaminhados à Comissão Organizadora Nacional da II Conferência Nacional.

Neste ano, para a Conferência, é importante destacar a criação das Comissões Organizadoras Estaduais. Elas serão as responsáveis por todo o processo de articulação e movimentação entre a Conferência Nacional e as Estaduais, além de apoiar, monitorar e dar suporte aos municípios.