Fonte: www.mte.gov.br

A gestão de empresas falidas por trabalhadores será o tema de um ciclo de debates que aconteceu no dia 26/01 em São Paulo, na sede da Associação Nacional de Trabalhadores e Empresas de Autogestão (Anteag), às 16h, com a participação do secretário Nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Paul Singer. O evento discutirá “As perspectivas da Autogestão e Economia Solidária”.

A consolidação de empresas recuperadas, em sistema de autogestão por trabalhadores, tem o apoio do MTE que, por intermédio da Secretaria Nacional de Economia Solidária, desenvolve o projeto Ação de Recuperação de Empresas pelos Trabalhadores em Autogestão.

A ação é destinada a empresas em situação de crise jurídica e financeira, desde que os trabalhadores tenham interesse em se organizar para recuperá-las, ou as que já se encontram em processo de recuperação. O projeto começou a ser desenvolvido em 2005 e já investiu R$ 1,9 milhão, propiciando aos trabalhadores a participação em cursos de capacitação, oficinas temáticas e intercâmbio ou estágios cooperativos. Mais de 140 empresas já foram beneficiadas pelo programa que tem possibilitado a oportunidade de manutenção de milhares de postos de trabalho.

O projeto é executado pela Associação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Autogestão (Anteag) e União e Solidariedade das Cooperativas e Empreendimentos de Economia Social do Brasil (Unisol/Brasil). As duas reúnem hoje cerca de 420 empresas, com mais de 45 mil trabalhadores organizados em cooperativas, que assumiram o controle de empresas de autogestão no país. As entidades realizam estudos de cadeias produtivas e elaboram planos de viabilidade de empresas autogestionárias.

Para participar, as empresas interessadas devem procurar a Senaes em Brasília, as Delegacias Regionais do Trabalho nos estados ou a Anteag e a Unisol. O evento acontecerá no Centro de Estudos de Autogestão (Rua Mauá, 812, casa 29 – Luz, São Paulo).