Fonte: Agência Adital, por Rogéria Araujo

Já está programada para este ano uma intensa campanha informativa sobre a Economia Solidária. Um kit de comunicação – com vídeos, programas de rádio, folder, cartazes, matérias de divulgação de cadeias produtivas e marcas de produtos da Ecosol – deverá seguir paralelo aos vários eventos que acontecerão no Brasil, como feiras, seminários, etc.

Mas antes disso, salienta Rosemary Gomes, representante do Fórum Brasileiro de Economia Solidária, é preciso ainda encontrar maneiras de chegar aos consumidores e mesmo aos produtores. “Para além de uma campanha massiva, é preciso pensar uma educação para consumo, o que é distinto de sensibilização. Essa educação deve ser iniciada com os produtores-consumidores (prosumidores) e consumidores-produtores(consumator). Isso fará uma grande diferença”, diz.

A idéia de que é preciso haver mais divulgação é compartilhada por Fabíola Zerbini, representante da rede Faces do Brasil. Segundo explica, os conceitos de Ecosol, Comércio Justo e Solidário e Consumo Responsável ainda são poucos conhecidos junto à grande população, transitando ainda num universo muito restrito.

“Vivencio a distância entre produtores e consumidores e a falta concreta de canais alternativos de comercialização destes produtos”, conta. ” Por fim, e num campo mais subjetivo, os valores propostos por estes movimentos são muito contraditórios em relação àqueles legitimados em nossa sociedade contemporânea, em especial no sistema econômico que privilegia as leis da acumulação, da concorrência, da competição e do lucro a qualquer custo. Assim, a prática da Ecosol e do comércio justo depende de um constante diálogo entre o “novo” que se propõe, e, o atual que aí está, já enraizado em nossas vidas, sejamos produtores, comerciantes ou consumidores”.

Mas é com muita disposição, afirmam, que há resistência e força suficientes para evidenciar e levar à frente esta nova proposta. Estamos num processo, acrescenta Fabíola, e nosso papel é o de mostrar concretamente que as coisas podem ser diferentes.