Fonte: Agência Adital

O Fórum Brasileiro de Economia Solidária (FBES) e o Faces do Brasil, em conjunto com várias entidades, redes e empreendedores, bem como instâncias internacionais como a Rede Intercontinental de Promoção da Economia Social e Solidária (Ripess), estão ultimando os preparativos para a representação de uma caravana da economia solidária no Fórum Social Mundial, que será realizado no período de 20 a 25 de janeiro, em Nairobi, Quênia. Entre algumas das atividades já definidas está a oficina “Comércio Justo e Economia Solidária no Brasil – o sistema brasileiro do comércio justo e solidário”, inscrita pelo Faces. O objetivo é apresentar o processo de construção deste sistema como política pública de apoio ao desenvolvimento de cadeias comerciais alternativas, a partir de um processo articulado entre entidades da sociedade civil e governamentais.

Uma outra atividade, inscrita pelo Fórum, é a conferência “A Experiência dos empreendimentos solidários na construção de cadeias produtivas regionais”. Esta atividade tem como objetivo a reflexão sobre a construção de cadeias produtivas solidárias como avanço do movimento em estratégias que fortaleçam as cadeias de produção, comercialização e consumo da Economia Solidária, tanto internamente ao movimento (compras de insumos dentro do próprio movimento) quanto externamente (através das várias estratégias e canais que incluem tb as licitações e compras governamentais focadas nos pequenos agricultores familiares, prestadores de serviços e trabalhadores do campo da ecosol).

Em parceria com o Fórum, o Instituto Marista de Solidariedade também deverá participar do evento com a oficina “Feiras de Economia Solidária enquanto processo mobilizador da ES”. Por sua parte, a Rede Intercontinental de Promoção da Economia Solidária está propondo a conferência “A ESS: conceitos e práticas, a co-produção de políticas públicas”. A mesa contará com representações da África, América Latina, Europa, e América do Norte.

Da parte governamental, foram convidados para compor a mesa das atividades Paul Singer, secretario Nacional da Economia Solidária, célula ligada ao Ministério do Trabalho e Haroldo Mendonça, coordenador geral de Comércio Justo e Crédito da Secretaria Nacional de Economia Solidária.