Fonte: Agência Adital, por Rogéria Araujo

No Dia Nacional da Economia Solidária, 15 de dezembro, o município de Itajaí, no Estado de Santa Catarina, ganha um espaço voltado para a formação especializada teórica e prática sobre novas formas organizativas de empreendimentos. O Centro Público de Economia Solidária de Itajaí (Cepesi) tem por objetivo ser um canal onde tanto produtores quanto consumidores possam conhecer mais sobre o assunto e se aproximar mais de uma nova e dinâmica forma de sustentabilidade econômica.

Para a programação de hoje (15), que começa a partir das 19h30, está previsto um desfile dos empreendimentos econômicos solidários e mostra de produtos e serviços, apresentações culturais desenvolvidas dentro do conceito de ES, como a do maracatu do grupo Jaé, e premiação do Centro de Direitos Humanos de Itajaí para os parceiros que foram destaque em 2006.

Bruno Schmidt, integrante do Fórum Municipal de Economia Solidária da cidade, conta que o espaço veio para atender uma demanda antiga. “Tínhamos uma demanda muito grande por informação e formação. Muitas pessoas têm seus projetos, mas não sabem como começar, não sabem como é que se organiza um grupo. Então o Centro vai apresentar essa nova proposta, essa outra possibilidade de economia que tem seu diferencial social, humano e ambiental”, disse.

Com a oportunidade, Itajaí, que tem 10 grupos bastante atuantes na Economia Solidária, poderá ter o número de pessoas envolvidas no processo aumentando significativamente. Mas a boa intenção, acrescenta Bruno, não estaciona apenas nos empreendedores, ou nos futuros empreendedores. Se quer também atingir o outro lado complementar da cadeia solidária que é o consumidor.

Lá, disse, o consumidor vai se deparar com uma outra forma de comercialização. Isto porque o Centro terá um espaço voltado para que os empreendedores possam vender seus produtos. “Vai perceber que por trás daquela estrutura estão produtores preocupados e envolvidos com outros aspectos que não só o comércio. O comércio é, sim, importante, mas a forma de que como ele é feito é que faz a diferença”.

O Cepesi fica situado à rua Lauro Muller, 35, no Centro de Itajaí. A iniciativa é uma parceira do Fórum Municipal de Economia Solidária de Itajaí, Prefeitura de Itajaí, Universidade do Vale de Itajaí, Secretaria Nacional de Economia Solidária junto ao Ministério do Trabalho e Emprego, Programa das Nações Unidas pelo desenvolvimento PNUD, Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à fome, e dos Fóruns Catarinense e Brasileiro de Economia Solidária.

O Centro será aberto hoje para mostrar à comunidade as suas instalações em comemoração ao Dia Nacional da Economia Solidária. A inauguração com o funcionamento de todos os espaços será em fevereiro.