Autor: José Paulo Crisóstomo, Presidente da Unicafes Nacional
Companheiros e Companheiras,
Chegamos ao final de 2006. Gostaria de dizer que estou muito feliz, meu coração alegra-se pelas conquistas. Vejo a Unicafes seguir com passos seguros e firmes na direção de seus objetivos. Alguns fatos fortalecem meu ânimo, para seguir em frente: conseguimos realizar a primeira Assembléia Geral Ordinária, com a participação de 350 associados; apresentamos a pauta do cooperativismo de agricultura familiar ao Presidente Lula e à sociedade brasileira; realizamos debates sobre programas de governo e da sociedade civil no fortalecimento das cadeias produtivas, da comercialização, comércio justo e da economia solidária no nosso contexto da agricultura familiar e do cooperativismo. A nossa última agenda deste ano em Brasília, com o sistema cooperativo Italiano, nos abriu perspectivas onde podemos ter apoio social e realizar negócios entre cooperativas associadas aos sistemas. Teremos grandes desafios. Esta parceria traduz o pensamento puro da cooperação entre as pessoas, entre as iniciativas econômicas e entre as nações.
Dois fatos marcaram a nossa caminhada neste ano: a aprovação e regulamentação da lei da agricultura familiar e a reeleição do Presidente Lula. A reeleição e a força das cooperativas associadas à Unicafes são ferramentas, para superarmos o desafio de fortalecer as cooperativas de agricultura familiar, através de políticas públicas que façam gerar renda e qualidade de vida para todos.
Amigos, nossa maior alegria é finalizarmos 2006 com sete UNICAFES estaduais constituídas, Bahia, Pernambuco, Maranhão, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e iniciarmos 2007 com a constituição da Unicafes Minas Gerais, dentre outras que irão constituir-se. Significa que as sementes estão criando raízes e esperamos juntos vê-los florir e dar muitos frutos. Esperamos conquistar novas cooperativas para compartilharem conosco das lutas e conquista do SISTEMA UNICAFES. As UNICAFES estaduais terão um papel importante para expandir a proposta da UNICAFES pelos rincões deste país.
Gostaria de encerrar deixando uma mensagem natalina para reflexão. E, desejo que todos e todas possam vivenciá-la em 2007 e fortalecer o sentimento de cooperação e de solidariedade que nos une em torno da UNICAFES.
O apóstolo Paulo escreve à comunidade cristã dos Felipenses:
“Portanto, pelo conforto que há em Cristo, pela consolação que há no Amor, pela comunhão no Espírito, por toda ternura e compaixão, levai à plenitude a minha alegria, pondo-vos acordes no mesmo sentimento, no mesmo amor, numa só alma, num só pensamento, nada fazendo por competição e vanglória, mas com humildade, julgando cada um os outros superiores a si mesmo, nem cuidado cada um só do que é seu, mas também do que é dos outros”.Felipenses, 2. 1-6.
Feliz Natal e Próspero Ano Novo!
José Paulo Crisóstomo, Presidente da Unicafes Nacional