Fonte: Agência Brasil

Feira da Economia Solidária, na cidade-satélite de Taguatinga (DF), vende produtos de artesãos e associações de produtores de Brasília e região. Brasília – A produtora rural Ivana Elias veio do município de Nazário, em Goiás, comercializar suas geléias de pimenta e framboesa, seu polvilho caseiro e seus doces em compota na 3ª Feira de Economia Solidária do Distrito Federal e Entorno, que está sendo realizada na cidade-satélite de Taguatinga, a 25 quilômetros da capital.

Ela conta que faz parte de uma associação de mulheres nos municípios, que viaja por todo o país para divulgar seus produtos e ganhar sustento para as famílias.

“Economia Solidária é um jeito novo de fazer economia, onde a gente vende, a gente troca, não só pensando no lucro, mas também socializando as pessoas, trocando experiências, e aquilo que a gente produz para as famílias, se sobra a gente vende para adquirir mais renda”, afirma.

Em 2002, o governo federal criou a Secretaria Nacional de Economia Solidária (senaes), ligada ao Ministério do Trabalho e Emprego. O órgão dá apoio institucional, financeiro e operacional a empreendimentos associativos constituídos por trabalhadores de baixa renda.

A organizadora da Feira de Economia Solidária do DF e Entorno, Patrícia de Almeida Roque, informa que 120 pessoas do Distrito Federal, Goiás e Minas Gerais participam do evento at[e este sábado (23). Segundo ela, é possível encontrar uma grande diversidade de produtos na feira. “Aqui tem produtos diversificados, você pode achar o que quiser, porque tem da bijuteria até quadros, velas, panos de pratos decorados, alimentação, e os preços estão bem mais em conta do que os dos shoppings e das lojas. É uma alternativa boa tanto na qualidade quanto no preço”.

A auxiliar de enfermagem Luzia Rocha foi à Feira de Economia Solidária comprar os últimos presentes de Natal. “É próximo da minha residência, eu moro aqui perto, e são artigos artesanais, uma boa opção de presentes. E o preço está acessível, bem acessível”.