Fonte: SindBancários

Um grande púbico participou da solenidade de inauguração do Café-bar e da Loja Mundo Paralelo, na última sexta-feira, dia 15, no andar térreo da Casa dos Bancários (rua General Câmara, 424), no centro de Porto Alegre. A banda Jazz 6, integrada pelo escritor Luis Fernando Verissimo, fez um show de abertura, que também contou com dois DJ’s, que animaram o restante da noite.

Dione Manetti, representante da Secretaria Nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho, presente ao evento, saudou a parceria entre o SindBancários e a Cooperativa de Consumo e Comercialização Popular Solidário (Consol), destacando que os empreendimentos de economia popular no país beneficiam 1,5 milhão de trabalhadores.

“No Brasil, essas iniciativas reúnem diversos segmentos, desde cooperativas até grandes empresas e, por isso, a abertura do Mundo Paralelo marca um avanço na economia solidária do Rio Grande do Sul e do país”, comentou Manetti.

O coordenador da Consol, Miguel Steffen, disse que o espaço deve ser um ponto de efervescência de todas as formas de manifestações. “O local é diferenciado, então a transformação desse ambiente deve partir de seus freqüentadores.”

Por fim, o presidente do SindBancários, Juberlei Baes Bacelo, saudou todos os convidados e afirmou que o desejo da direção da entidade é fazer da Casa dos Bancários um local não apenas para os profissionais da categoria, mas de todos os cidadãos de Porto Alegre, nos princípios da igualdade, solidariedade e sem a exploração do trabalho dos outros.

“É com muito orgulho que inauguramos o café-bar e a loja. Desde já estamos empenhados em protagonizar um outro mundo e aqui damos mais um passo nesta transformação, que é a energia que nos movimenta no dia-a-dia”, declarou.

O Mundo Paralelo é administrado em parceria com Consol, que também abriu uma loja, junto ao saguão na entrada do prédio, dedicada ao artesanato. Os visitantes podem adquirir peças produzidas pela economia solidária em diversas partes do Brasil, como calçados, roupas e acessórios.

O café-bar funciona de segunda a sexta-feira, das 11h às 23h e a loja, das 9h às 19h.

Entre as atrações do café-bar há um mini-café colonial, montado ao gosto do cliente, que escolherá entre as opções de queijos, salames, pães e outros ingredientes. Uma refeição com panqueca (de proteína de soja, carne ou frango), arroz e salada também consta do cardápio. Os sanduíches serão montados pelos freqüentadores, que escolherão os frios e os pães à disposição.

O público pode provar também os doces, tortas, iogurtes, sorvetes, pastéis, rissoles, quiches, empadas, picadinhos e pizzas brotinho. Entre as bebidas, o Mundo Paralelo oferece cervejas, refrigerantes, sucos e café.