Fonte: http://www.secom.planalto.gov.br/consea

O Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) já deu início às atividades preparatórias para a III Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, que será realizada em maio de 2007. Nos dias 9 e 10 de novembro, os presidentes dos conselhos estaduais participarão de encontro em Brasília para fazer um balanço sobre a mobilização nos estados para o evento.

No encontro, serão discutidas propostas para o documento que servirá de base para as discussões nas conferências estaduais e nacional. Um dos principais temas será o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), que integrará as ações e esforços de prefeituras, governos estaduais e federal, sociedade civil e iniciativa privada.

O presidente do Consea, Chico Menezes, destacou que é importante a participação de todos os setores – sociais e governamentais – ligados à segurança alimentar e nutricional na preparação da conferência. Como o Sisan funcionará em regime de colaboração, a articulação para preparar a conferência também contribui para o fortalecimento do trabalho intersetorial.

“Estamos diante de um grande desafio: realizar no próximo ano a conferência mais representativa, que aprofunde com a máxima coragem e disposição todos os temas e desafios que se colocam para a realização da condição de segurança alimentar e nutricional no país”, afirmou.