Fonte: http://imirante.globo.com/oestadoma/destaque/destaque.asp?codigo1=101111

A importância do cooperativismo na agricultura familiar e da economia solidária é o tema central do II Encontro Estadual das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária que começou dia 06/12 se estende até sexta-feira no Sítio Pirapora. O evento deverá reunir cerca de 150 pessoas, entre dirigentes de cooperativas e lideranças sindicais de vários municípios maranhenses.

O encontro é uma realização conjunta da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Maranhão (Fetaema), União Nacional (e Regional-Nordeste) das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia So-lidária (Unicafes), Central das Cooperativas Agroextrativista do Maranhão (Ccama), Cooperativa de Serviços Técnicos (Coosert), Cooperativa de Serviços, Pesquisa e Assessoria Técnica (Coos pat) e Cooperativa de Desenvolvimento Sustentável e Extensão Rural (Coodeser).

O encontro do Maranhão atende a uma recomendação do I Congresso Nacional da Unicafes, realizado ano passado. A direção da Fetaema avalia que o evento marcou a história do cooperativismo brasileiro. “A partir do congresso, as cooperativas da agricultura familiar passaram a ser representadas por uma organização nacional e a participar ativamente das discussões, formulações e implantação de políticas públicas relacionadas ao cooperativismo, à agricultura familiar e à economia solidária, no contexto do desenvolvimento sustentável”, acentua a secretária de Política Agrícola da Fetaema, Socorro Nascimento.

Para os debates, foram convidados o presidente nacional da Unicafes, José Paulo Crisóstomo, o diretor conselheiro da entidade, Manoel da Conceição Santos, e a assessora técnica, Christiane Almeida, além do vice-presidente da Unicafes-Regional Nordeste, Joaquim Alves, um representante da Associação das Áreas de Assentamentos do Maranhão (Assema) e o assessor da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Paulo Poleze.