Fonte: www.mte.gov.br

Os participantes do IV Congresso Latino-Americano de Microcrédito e I Fórum Latino-Americano, promovido pela Associação Brasileira dos Dirigentes de Entidades Gestoras e Operadoras de Microcrédito, Crédito Popular Solidário e Entidades Similares (Abcred), divulgaram uma carta (leia íntegra abaixo), ao término do encontro no dia 24 de novembro em Belo Horizonte, em que destacam a prioridade para os mais necessitados.

Na carta “Os mais pobres são a prioridade do Microcrédito”, eles afirmam que o microcrédito é uma forma de inclusão social. O congresso contou com a participação de 350 delegados representares do governo, entidades não-governamentais, agentes de créditos do Brasil e de países da América Latina. Participaram, ainda, 98 instituições de microcrédito de 14 estados brasileiros e do México, Argentina, Colômbia e França.

Foram realizadas 20 reuniões de trabalho com temas-chave para a expansão do microcrédito. Os relatórios servirão para subsidiar as Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscips), o Programa Nacional do Microcrédito Produtivo Orientado (PNMPO) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), organizações Internacionais, cooperativas, bancos e outros setores envolvidos.

Durante o evento, as organizações participantes demonstraram interesse em apoiar programas como o Bolsa Família. Eles também discutiram a necessidade de aperfeiçoar a tributação e a regulamentação do setor. As entidades também fizeram uma crítica a alguns bancos privados por desistirem de programas de microfinanças e, ao BNDES, por mudar a sua estratégia a cada ano tornando difícil alcançar o público alvo