Fonte: Luís Felipe Peracchi Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Veranópolis, publicado por Symone M em http://www.rscomnet.com.br/noticia.php?noticia=6636&pagina=0

A equipe do Departamento de Habitação, da Secretaria Municipal de Assistência Social, participou da Oficina da Regional Sul de Economia Solidária, direcionada aos gestores públicos. O evento foi realizado em Itajaí (SC).

A Economia Solidária, conhecida como EcoSol, é um movimento surgido na década passada, baseando-se no princípio da autogestão e cooperação entre as pessoas e setores de produção, serviços e consumo. A lógica é contrapor o modelo capitalista tradicional, que tem o lucro como centro, para um sistema que tenha o ser humano como protagonista. “Os focos são geração de trabalho e renda, associativismo e cooperativismo”. Os debates e documentos gerados na Conferência Nacional do setor estão servindo de base para experiências para o resto do país.

Um exemplo de iniciativa baseada nos princípios da EcoSol são as Cooperativas Habitacionais, desenvolvidas no município desde o ano passado. Elas congregam mais de 350 famílias que buscam, de forma coletiva, o sonho da casa própria, reduzindo os custos e decidindo todas as questões democraticamente. O papel do poder público é incentivar a criação de grupos, com formação e capacitação, verificando as potencialidades de cada caso. “A EcoSol serve de porta de saída do programa Bolsa Família”.

Porém, o modelo não se limita apenas às cooperativas, mas também a redes e associações de pessoas ou de pequenos empreendimentos que tenham como objetivo o crescimento uniforme e coletivo. Em Veranópolis o movimento ainda não é abrangente, ao contrário do resto do Brasil, mas que tem grandes possibilidades de enraizamento. “No Brasil a EcoSol é muito forte, tanto que existe a Secretaria Nacional para o setor (Senaes), ligada ao Ministério do Trabalho”. Segundo dados da Senaes, dos 7,5 milhões de empregos gerados nos últimos quatro anos, 1,5 milhões foram motivados pela Economia Solidária.