Fonte: Correio UNICAFES

Representantes da Unicafes estão participando do Salão Nacional dos Territórios Rurais, evento que acontece em Brasília, até o dia 1º de dezembro. Na quinta-feira, dia 30/11, a diretoria executiva da Unicafes se reuniu pela manhã com o ministro do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Guilherme Cassel, com o secretário de Desenvolvimento Territorial do (SDT/MDA), Humberto de Oliveira Costa, e com o gerente do Pronaf, Adoniran Sanches.

A pauta da reunião tratou de três pontos fundamentais: a inclusão do programa Coopersol no Plano Plurianual (PPA) 2007 a 2011, para ampliar os recursos destinados à agricultura familiar e economia solidária; pleito sobre os 2,5% da folha de pagamento das cooperativas filiadas à Unicafes; e discussão sobre o repasse de recursos que sobraram dos projetos que não receberam apoio do governo, dentro da carteira da Gerência de Associativismo e Cooperativismo (GAC/SDT).

Com relação à inclusão do Coopersol (Projeto de Fomento ao Cooperativismo/Associativismo de Agricultura Familiar e Economia Solidária) no Plano Plurianual, o presidente da Unicafes Nacional, José Paulo Crisóstomo, questionou o fato de o programa ainda não estar inserido no PPA e quais ações o governo já encaminhou, desde a entrega da Pauta de Reivindicações 2006 ao Presidente Lula em julho. Essa reivindicação tem importância fundamental para a viabilização do Coopersol, pois o PPA estabelece diretrizes, objetivos e metas da administração pública federal por um prazo mínimo de quatro anos.

O ministro Guilherme Cassel comentou que o PPA deve sofrer alterações no início de 2007 e que o MDA vai trabalhar no sentido de incluir o Coopersol. O secretário Humberto de Oliveira sugeriu que seja elaborado um parecer favorável do MDA e do SDT, ressaltando a importância dessa ação.

O segundo ponto da pauta era a reivindicação de que os 2,5% arrecadados da folha de pagamento das cooperativas filiadas à Unicafes, que atualmente é recolhido pelo INSS/Sescoop, seja repassado para o cooperativismo de agricultura familiar e economia solidária. O ministro Cassel garantiu que vai conversar com o Ministério da Fazenda e com o MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

O último assunto tratado disse respeito à possibilidade da Unicafes receber recursos dos projetos que não tiveram o apoio do governo, no âmbito da Gerência de Associativismo e Cooperativismo (GAC/SDT). O ministro Guilherme Cassel afirmou que existe a possibilidade do repasse nas últimas semanas do atual mandato do governo Lula.