Fonte: http://www.agencialusa.com.br/index.php?iden=5026
Representantes dos oito membros da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) vão debater, em Salvador (Bahia), entre quarta e sexta-feira da próxima semana, formas de cooperação internacional em economia e comércio solidários.
A reunião, que vai acontecer no 2º Fórum de Desenvolvimento Local em Língua Portuguesa, durante a 5ª Expo Brasil Desenvolvimento Local, debaterá temas como territórios produtivos, economia solidária e arranjos produtivos locais.
“O evento é, sobretudo, uma oportunidade especial de aprendizagem compartilhada, tendo como referência o impulso ao desenvolvimento de base territorial como caminho de superação das desigualdades e da segregação social”, afirmou o sociólogo Caio Silveira, coordenador da Expo e da Rede Dlis.
Já estão confirmadas as presenças de representantes da Federação Portuguesa das Associações de Desenvolvimento Local, Plataforma das ONG Angolanas, Rede Brasileira de Conhecimento sobre Desenvolvimento Local (Rede Dlis) e Plano Nacional de Luta Contra a Pobreza Rural de Cabo Verde.
Deverão também participar no evento o Instituto de Estudos e Planejamento Estratégico de Guiné-Bissau, União das Cooperativas Agro-Pecuárias de Maputo (Moçambique) e Programa de Apoio Participativo à Agricultura Familiar e à Pesca Artesanal de São Tomé e Príncipe.
As quatro primeiras edições da Expo Brasil Desenvolvimento Local, realizadas de 2002 a 2005, reuniram 280 diferentes instituições e redes envolvidas com o tema e mais de duas mil pessoas a cada ano.
O evento é coordenado pela Rede de Informações para o Terceiro Setor (Rits) e conta com o apoio dos governos estadual e federal, organizações não governamentais, universidades, fundações e organismos internacionais.