Marilia Poletti – Assessoria de Imprensa Ludens Comunicação ([27] 3225.1503 / 9971.8279)

Entre os dias 14 e 17 de dezembro, acontece na Praia de Camburi, em Vitória, Espírito Santo, a 3ª Feira Estadual de Economia Solidária. Cerca de cem pequenos empreendimentos, de várias localidades do estado, irão expor seus produtos para venda direta ao consumidor. Um dos objetivos do evento é fortalecer a Economia Solidária, que tem como características o cooperativismo, autogestão, associativismo, trabalho familiar e inclusão. Grupos quilombolas, indígenas, da agricultura familiar, catadores de materiais recicláveis, entre outros, estarão vendendo seus produtos.

Durante a feira, serão realizadas diversas atividades paralelas, como exposição de vídeos, apresentações de congo, reggae, dança afro, hip hop, break, folclore e coral e, ainda, oficinas e jogos de trocas solidárias, quando as pessoas poderão se reunir para trocar produtos entre si. Com entrada franca, a estimativa dos organizadores é de que 6 mil pessoas passem pela feira durante os quatro dias de evento. Além das compras, os visitantes vão encontrar no espaço informações sobre o movimento de Economia Solidária.

Para participar dos jogos de trocas, que acontecem no sábado e no domingo, às 17 horas, basta levar produtos – como artesanatos, doces caseiros, livros, CDs, entre outros – em bom estado de conservação, para negociá-los por outros. Também acontecerão oficinas de Artesanato com fibra de bananeira, Pintura com molde vazado, Artesanato com escama de peixe, Consumo ético, justo e solidário e sobre a Campanha de Divulgação da Economia Solidária. Inscrições, no Centro de Defesa dos Direitos Humanos, da Serra, ou pelos telefones: [27] 3328.2833 e 3228.4675. As oficinas são gratuitas.

Feiras

As feiras de Economia Solidária, que acontecem em quase todas as regiões brasileiras, fazem parte de uma proposta de promoção da Política Nacional de Comércio Ético Solidário e de Consumo Responsável, da Secretaria Nacional de Economia Solidária/MTE, como estratégia para fomentar a Economia Solidária e o comércio justo em todo o País.

A Feira Estadual, na Praia de Camburi, é uma realização do Fórum de Economia Popular Solidária do Espírito Santo, com o patrocínio dos governos federal e estadual, Prefeitura de Vitória, Instituto Marista de Solidariedade, Fundação Banco do Brasil, Sebrae, Delegacia Regional do Trabalho e Fórum Brasileiro de Economia Solidária e parcerias como a da Cáritas Arquidiocesana de Vitória.