O Sol, moeda da II Feira Estadual de Economia Solidária, será usado pelos participantes durante a troca de produtos e serviços

Reinaldo Zanardi: n.com@srcomtel.com.br

Meio Sol; um Sol; dois Sóis; cinco sóis e dez sóis. É com essa fração de dinheiro que os participantes da II Feira Estadual de Economia Solidária vão poder trocar produtos e serviços durante o evento que ocorre, em Londrina, de 30 de novembro a 2 de dezembro. A feira ocorre no calçadão, entre as ruas Rio de Janeiro e São Paulo, no centro da cidade.

Conforme Maria da Glória Oliveira, do Instituto de Filosofia da Libertação, de Curitiba, coordenadora geral da feira estadual, o objetivo da moeda é estimular a aquisição de bens e serviços, e o relacionamento dos participantes da feira. Já estão inscritas 183 pessoas, de 102 empreendimentos de 36 municípios de todas as regiões do estado. “Por exemplo, um participante poderá trocar uma massagem por um licor, tendo como base o Sol”, disse Maria da Glória.

Segundo a coordenadora, a moeda será usada durante as sessões de troca solidária que vão ocorrer entre os representantes dos empreendimentos solidários que participarão da feira. “A moeda não será de circulação aberta”, ressaltou Maria da Glória. Estão previstas cinco sessões, sendo uma no dia 1º (sexta-feira) pela manhã e duas à tarde; e duas no dia 2 (sábado) pela manhã. “O número de sessões vai depender da quantidade de produtos e serviços para troca.”

A coordenadora informou que cada participante da feira poderá acumular até 30 sóis e a previsão total de giro da moeda é de 1.000 sóis. Conforme Maria da Glória, estabelecer moedas próprias em feiras de economia solidária é uma prática que está sendo consolidada em eventos do gênero em todo o país. “A moeda faz parte da feira e é estimulado o seu uso por causa da escassez de dinheiro [real].”

A II Feira Estadual de Economia Solidária tem patrocínio do governo federal, por meio do Programa Nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho, Instituto Marista de Solidariedade, Fundação Banco do Brasil e Fórum Brasileiro de Economia Solidária. A abertura da feira será no dia 30 de novembro (quinta-feira), com a solenidade oficial e a realização do seminário “Empreendimentos econômicos solidários: realidades e perspectivas.” A cerimônia será realizada no salão da Catedral Metropolitana, às 20h.

(Londrina, 28 de novembro de 2006)