Fonte: http://imirante.globo.com/plantaoi/plantaoi.asp?codigo1=111704

Cerca de 100 grupos de trabalhadores e trabalhadoras estarão representados no evento que ocorre de 30 de novembro a 2 de dezembro na Casa do Maranhão e entorno.

A organização do evento prevê a visitação de até seis mil pessoas durante os três dias

A Feira tem como objetivo promover a viabilidade e a comercialização de bens ou serviços produzidos pelos empreendimentos solidários, abrangendo todas as regiões do estado e as diversas práticas de Economia solidária existentes no Maranhão. Além de exposição e comercialização de produtos, o evento contará com painéis, relatos de experiências, atividades culturais, oficinas, rodadas de negócios, desfile eco-solidário, dentre outros.

Exemplo de práticas produtivas da Economia Solidária são os grupos que atuam na cadeia do babaçu, desenvolvendo um trabalho baseado na cooperação, no comércio justo e na luta por um desenvolvimento sustentável. A ASSEMA – Associação em Áreas de Assentamento no Estado do Maranhão, entidade que representa grupos produtivos da cadeia do babaçu, participa da Feira Estadual a partir do próximo dia 30. A entidade é um das pioneiras da Economia Solidária no estado.

Outro exemplo é o grupo de agricultores de Vargem Grande que participam do projeto Trilhas de Liberdade – de combate ao trabalho escravo. O Trilhas é um projeto desenvolvido no Maranhão, Pará, Piauí e Tocatins com apoio do Catholic Relief Services. Em Vargem Grande, o cultivo da mandioca nos moldes das práticas de Economia Solidária é uma estratégia de prevenção ao aliciamento para o trabalho escravo. O Maranhão é o maior exportador de mão-de-obra escrava do país.

Economia Solidária é fruto da organização de trabalhadores e trabalhadoras na construção de novas relações econômicas e sociais. São práticas fundadas em relações de colaboração solidária, inspiradas por valores culturais que colocam o ser humano como sujeito e finalidade ativa da econômica. Esta nova prática de produção, poupança e consumo privilegia o trabalho coletivo, a autogestão, a justiça social, o cuidado com o meio ambiente e a responsabilidade com as gerações futuras.