Fonte: http://www.joaopessoa.pb.gov.br/noticias/?n=4927

Começou na quinta-feira (23/11) a V Feira Estadual de Economia Solidária, que conta com a participação de cerca de 20 artesãos pessoenses e o apoio da Prefeitura de João Pessoa (PMJP). A feira está ocupando o estacionamento da PBTur, na Praia de Tambaú, onde também acontecem oficinas e palestras sobre o assunto. Até o domingo (26/11), a expectativa dos organizadores é que aproximadamente 100 empreendedores solidários possam expor seus produtos no local.

Os artesãos pessoenses que estão expondo suas produções na Feira recebem assessoramento da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), através da Diretoria de Trabalho, Renda e Economia do Município. Além deles, também participam do evento alguns empreendedores atendidos pelo Programa Municipal de Apoio aos Pequenos Negócios (Empreender-JP). A Prefeitura de João Pessoa disponibilizou toda a infra-estrutura para a realização da atividade.

Leia ao final desta matéria “Feira da Economia Solidária reúne 100 empreendedores”, publicado em http://jornaldaparaiba.globo.com/gera-12-241106.html

A feira tem início às 18h e deve se estender até às 24h, mas durante o período da manhã e parte da tarde os participantes contam com a promoção de oficinas e palestras sobre o assunto. O evento é uma promoção do Fórum de Economia Solidária e também é apoiado pelo Governo Federal.

Experiências – Para o diretor de Trabalho, Renda e Economia do Município, Ronildo Monteiro Ferreira, a Feira Estadual é muito importante por divulgar as experiências do projeto de economia que está sendo colocado em prática em várias cidades da Paraíba, inclusive em João Pessoa.

Atualmente, o projeto de economia solidária coordenado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) beneficia a articulação de artesãos, o que já gerou aproximadamente 500 postos de trabalho de forma direta e indireta. Além disso, cerca de 150 pessoas estão inseridas nos dez grupos de produção, voltados à confecção de vestuário, alimentos e prestação de serviços domésticos. Algo em torno de 300 trabalhadores de materiais recicláveis (catadores) também começaram a ser favorecidos recentemente pela iniciativa.

Programação

Dia 24/11/06 (sexta-feira)

12h – Palestra: ‘Economia solidária e o desenvolvimento local’

14h30 – Oficinas: ‘Desenvolvimento local/campanha nacional de economia solidária/macramé/reciclagem de papel/ fuxico’.

18h – Início feira

20h – Início das atividades culturais

Dia 25/11/06 (sábado)

12h – Palestra: ‘Balanço e desafios do fórum de economia solidária (PB)’

12h30 – Grupos de trabalho

14h30 – Oficinas: ‘Clube de troca/educação em economia solidária/macramé/ reciclagem de papel’.

18h – Início feira

20h – Início das atividades culturais

Dia 26/11/06 (domingo)

9h – Plenária final

15h – Início feira

15h30 – Início das apresentações culturais

16h – Desfile: ‘Paraíba solidária’

20h – Encerramento

“Feira da Economia Solidária reúne 100 empreendedores”

Fonte: http://jornaldaparaiba.globo.com/gera-12-241106.html

Começou ontem e vai até domingo, no Centro Histórico de Tambaú, em João Pessoa, o V Encontro e a VI Feira Estadual de Economia Solidária. O evento é uma realização do Fórum de Economia Solidária e prevê uma participação de 100 empreendedores solidários. A abertura contou com a participação da coordenadora nacional de Economia Solidária, Risoneide Amorim. A feira apresenta uma grande diversidade de produtos dos pequenos empreendedores, cooperados e artesãos de todo o Estado.

O encontro foi dividido em duas partes: de meio-dia até as 17h30 será aberto espaço para palestras e oficinas de formação e qualificação de novos empreendedores à Economia Solidária e, a partir das 18 horas, começa a feira, com a exposição de produtos de vários segmentos prontos para a comercialização. Para isso, foram montados 20 estandes no pátio ao lado do Centro Turístico.

A palestra de hoje trata da Economia Solidária e o Desenvolvimento Local. A partir das 14h30 acontecem as oficinas de Macramé, Reciclagem de Papel e Fuxico. Às 20 horas terá um espaço para atividades culturais. Amanhã os participantes farão um balanço dos desafios do Fórum de Economia Solidária na Paraíba. Já no domingo acontece a plenária final, e às 16 horas, um desfile com peças de roupas feitas com algodão colorido.