Fonte: Secretaria Executiva FBES

Entre os dias 16 e 17 de novembro o FBES participou da Cúpula e Feira Nacionais de Economia Social e Solidária, no Canadá. O Fórum foi representado por cinco integrantes. A delegação composta por Lenivaldo (usina Catende), Walmir de Almeida (Cooperinca), Shirlei Silva (Instituto Marista), Evando Luzia (Rede de Gestores) e Daniel Tygel (articulador político do FBES).

Antes da partida para o evento, entrevistamos Evandro Luzia, que é gestor público em Rio Branco (AC), um dos articuladores da Rede de Gestores desde sua fundação, militante dos movimentos sociais desde as escolas de formação (instituto Cajamar),tem fomentado e articulado a economia solidária na região Norte e participou ativamente do processo de organização da CONAES pela Rede de Gestores.

1- Qual a importância da Cúpula e Feira Nacional de Economia Solidária do Québec (Canadá) para o FBES?

Participar de um evento de economia Solidária é sempre muito importante, pois isto fortalece a difusão e consolida a proposta todas as vezes que paramos para dar atenção à ECOSOL. Quanto a participação no Canadá, isto significa para todos um pacto entre trabalhadores que se co-responsabilizam para garantir a efetividade da política, o que para nós especificamente é garantir espaços de articulação, trocas de experiências e aprendizado quando nos tornamos parceiros internacionais para desenvolver nosass experiências.

2 – Como a delegação brasileira estará contribuindo nos debates que irão acontecer no evento?

A delegação Brasileira estará participando com conhecimento de causa, pois já tem acumulado muitas experiências de sucessos que também precisam ser socializadas, a bem da ECOSOL. Temos muito a contribuir após 3 anos e meio de trabalho articulado com o Governo Federal e seus entes, apesar de estarmos ainda em processo de construção.

Temos diversos elementos para evidenciar o trabalho aqui no Brasil, das empresas recuperadas aos grupos de artesãos, cada um com sua realiadade, com diferentes formas de gestão, mas com os mesmos princípios: fortalecimento da democracia, relações sociais justas e solidariedade.

3 – Para a Rede de Gestores, qual a importância deste diálogo com o Canadá? Quais as expectativas da Rede?

Enquanto Rede, temos o privilégio de termos este contato para conhecermos outras experiências públicas de gestão, o que nos permitirá avaliar nossos trabalhos com referências em ações realizadas em outras realidades, para a formulção da política pública para o Brasil. Construir um sistema ou política requer conhecimento de diversas realidades.

4 – Qual a sua contribuição específica?

Enquanto Gestor, espero contribuir na análise de outras realidades para chegar a formulçãoes de novas propostas, com muita vontade de contribuir com e para o processo.

5 – O que se espera como resultado dessa viagem?

Fortalecimento. A partir dos debates com propostas novas de estratégias buscamos o fortalecimento da Ecosol no mundo.