Fonte: http://www.odocumento.com.br/noticia.php?id=204683

Com a participação de aproximadamente 100 pequenos empreendedores, cooperados e artesãos de todo o Estado, a 1ª Feira Estadual de Economia Solidária está movimentando o campus da Universidade Federal de Mato Grosso. O evento, realizado entre os dias 19 e 23 de novembro, é promovido pela Delegacia Regional do Trabalho e conta com o apoio da operadora de telefonia Brasil Telecom.

Dispostos em um espaço de 700 metros quadrados, a feira apresenta seminários, oficinas, palestras e troca de produtos e experiências entre os expositores. As oficinas e palestras fazem parte da programação e do calendário anual de feiras, que visam conscientizar e esclarecer a sociedade sobre a importância da Economia Solidária e favorecer a formação de cadeias e redes de produção para comercialização entre os empreendimentos solidários da região.

As feiras de Economia Solidária que acontecem pelo país foram criadas com a intenção de promover o fortalecimento e a divulgação visando à geração de trabalho e renda, a inclusão social e a promoção do desenvolvimento justo e solidário, e tem-se mostrado um importante instrumento de combate à pobreza e geradora de inclusão social.

O Programa Economia Solidária em Desenvolvimento faz parte de uma proposta de promoção da Política Nacional de Comércio Ético Solidário e de Consumo Responsável, da Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), como uma estratégia para fomentar a economia solidária e o comércio justo em todo o país.

Números

– O Ministério do Trabalho e Emprego, através da secretaria de Economia Solidária, destinou mais de R$ 28,8 milhões para o incremento dos empreendimentos solidários em todo país.

– Ao todo são 23 feiras estaduais, incluindo a do Distrito Federal, que integram o programa Economia Solidária em desenvolvimento. São mais de 15 mil empreendimentos solidários distribuídos em 2.274 municípios, com a participação de mais de 1,2 milhão de trabalhadores.

Outras informações entrar em contato com a Delegacia Regional do Trabalho pelo telefone (65) 3616-4815 ou na Rua São Joaquim, 345 – Porto.