Fonte: Ricardo Coopersol (ricardo_coopersol@hotmail.com)

Ações efetivas que permitam enfrentar e superar a situação de pobreza e da desigualdade social, metodologias capazes de reduzir vulnerabilidades sociais e fortalecer potencialidades. Estas são algumas das discussões que serão levantadas no Seminário Internacional sobre Metodologias de Trabalho Social, que será realizado na PUC-SP, no campus Marquês de Paranaguá (rua Marquês de Paranaguá, 111 – Consolação), de 21 a 23 de novembro de 2006.

“Não se obtém impactos na redução da pobreza sem que se intervenha simultaneamente no desenvolvimento de capacidades substantivas da população e no desenvolvimento do território. Não basta um bom desenho programático, sem metodologias para processar mudanças e ganhos sociais junto à população-alvo. Este é o sentido do debate pretendido pelo seminário”, afirma Mariângela Belfiore Wanderley, presidente da Comissão Organizadora e diretora do Instituto de Estudos Especiais (IEE) da PUC-SP.

No seminário, serão realizadas conferências, mesas de debate e oficinas para possibilitar a reflexão e o diálogo interdisciplinar entre os participantes de organizações governamentais, organizações sociais e não governamentais, universidades, fundações empresariais, gestores, pesquisadores e profissionais que atuam no campo das políticas e práticas sociais. A taxa de inscrição é de R$ 70,00 (para estudantes) e R$ 140,00 (para público em geral). Mais informações no site: www.iee.pucsp.br

Além da PUC-SP, são organizadores do seminário o MDS (Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome), Unicsul (Universidade Cruzeiro do Sul) e Cenpec (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária).

Ricardo Soares Rodrigues COOPERSOL – COOPERATIVA SOLIDARIA DE TRABALHO 3684-1823 / 8534-1035 Av: Padre Vicente Melillo nº. 831 – Jd. Oriental – Osasco