Fonte: Agência Chasque

De Porto Alegre – Em uma iniciativa pioneira, agricultores familiares de São Miguel das Missões inauguraram a primeira cooperativa descentralizada do Rio Grande do Sul. No início de novembro, vinte e três pequenos produtores constituíram a Cooperativa de Agricultores Familiares do município, a Coopaf. O projeto permite que cada agricultor plante, industrialize e venda sua produção em sua própria casa. As notas fiscais serão a forma de controle da cooperativa, que terá uma sede central no município.

Ronildo Medina dos Santos, presidente da Coopaf, relata que a grande vantagem da descentralização é a redução dos atravessadores, aumentando assim o lucro do produtor. Além disso, o agricultor passa a ter mais autonomia na hora da comercialização.

“Isso aqui é um sonho que a gente sempre teve, ainda mais com a quebra da soja, que não é mais pra nós [pequenos], e com a desvalorização do preço do leite. A gente quer valorizar o trabalho do agricultor. Assim, processando o produto e tirando os atravessadores o produtor ganha mais; vendendo direto, o consumidor tem preço mais barato”, afirma.

São Miguel das Missões tem sua agricultura baseada na produção de frutas e verduras, culturas que devem ser priorizadas na cooperativa. Ronildo também destaca a importância do artesanato, feito pelas mulheres e pelas crianças nas propriedades rurais. Para ajudar na comercialização dos produtos, os agricultores pretendem realizar uma feira da cooperativa na cidade, a partir de 2007, integrando também os povos indígenas da região e o artesanato que produzem. “Nós queremos valorizar todo aquele produto que o agricultor pode processar na sua propriedade e venderemos aqui na região e até em Porto Alegre, se houver interesse”, relata.

A Coopaf estima que, até o final deste ano, cerca de 300 agricultores devem se associar à cooperativa. A Emater e a Secretaria da Agricultura do município devem continuar prestando assessoria técnica ao empreendimento. O modelo de cooperativa descentralizada é bastante utilizada em Santa Catarina, na região de Concórdia, local que serviu de estudo para estruturar a Coopaf, em São Miguel das Missões.