Fonte: Ana Mercedes Sarria Icaza (anasarriaicaza@yahoo.com.br)

Inauguração dos dois Centros de Produção, Comercialização e Qualificação Profissional para Empreendimentos de Economia Solidária, será dia 29/11, em Canoas/ RS. Os Centros contam com o apoio do Centro Universitário La Salle – UNILASALLE – através do Centro de Empreendedorismo e Parque Tecnológico de Canoas – CECan e o patrocínio do Programa Petrobras Fome Zero.

A inauguração dos Centros de Produção, Comercialização e Qualificação Profissional para Empreendimentos de Economia Solidária, aacontecerá no dia 29 de novembro nos horários e locais indicados no convite, em Canoas/RS.

A inauguração desses Centros está sendo possível graças ao patrocínio do Programa Petrobras Fome Zero e o apoio do Centro Universitário La Salle – UNILASALLE – através do Centro de Empreendedorismo e Parque Tecnológico de Canoas – CECan.

O Projeto prevê a construção, em bairros da periferia de Canoas, de locais que ofereçam as condições adequadas para a atividade produtiva e comercial de grupos de Economia Solidária, bem como para o desenvolvimento de outras ações de capacitação e promoção da cidadania nas próprias comunidades.

Os beneficiários diretos são 4 grupos que produzem alimentos caseiros, integrando um total de 28 pessoas, 27 das quais são mulheres. Estes grupos são: o Forno Comunitário, da Vila Cerne, a Coomulti, do Bairro Mathias Velho, a BMBC e a Naturevida, do Bairro Guajuviras. São também beneficiárias outras organizações comunitárias, entre as quais podemos citar: a Pastoral da Criança da Comunidade Santa Cruz, a Associação de Mulheres Multiplicar, as Promotoras Legais Populares do Bairro Guajuviras e a Cooperativa de Costura Vitória.

Paralelo à construção e equipamento dos Centros, desenvolve-se um trabalho de acompanhamento e apoio orientado ao fortalecimento da sustentabilidade, a autonomia, a inserção comunitária e o trabalho cooperado. Um primeiro resultado deste processo foi a criação da Cooperativa Alternativa de Alimentos Vida Saudável, através da qual os trabalhadores envolvidos poderão ampliar sua comercialização, viabilizar-se economicamente e consolidar seu projeto de trabalhar de forma solidária e produzir alimentação saudável.

Este momento representa uma conquista de vários grupos de Economia Solidária e associações da cidade de Canoas, que poderão começar a funcionar com as condições adequadas para realizar seus objetivos e fortalecer o desenvolvimento local.

Esperamos contar com a sua participação para compartilhar este momento.