Fonte: http://www.grandefm.com.br

O professor Ioshiaqui Shimbo da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) disse que a cidade de Dourados é um exemplo positivo e concreto de políticas públicas de economia solidária e que serve de modelo para os demais municípios brasileiros.

A afirmação foi feita na presença do prefeito Laerte Tetila durante palestra proferida por Shimbo no auditório da Universidade Estadual (UEMS) na noite da última sexta-feira. Tetila durante seu discurso feito um relato das ações que estão desenvolvidas pela Administração Popular no setor da Economia Solidária, ressaltando que outra economia é possível em contraposição ao capitalismo. “A nossa meta é que as populações da periferia produzam e consumam solidariamente”, disse o prefeito.

O palestrante é engenheiro eletricista graduado pela UFSCar, mestre em Engenharia Civil pela USP e doutor em Educação pela Unicamp, com grande experiência na área de Cooperativismo Popular e Economia Solidária. Sua atuação concentra-se nos seguintes temas: métodos de incubação de cooperativas populares, planejamento estratégico de empreendimentos econômicos solidários e cadeias produtivas de componentes em madeiras e de produtos agroecológicos.

Tetila também relatou que já foram qualificadas mais de sete mil trabalhadores e cerca de 240 grupos de economia solidária já foram organizados pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Economia Solidária proporcionando às famílias geração de emprego e renda. O prefeito disse que a Feira da Economia Solidária realizada constantemente e a abertura da Loja Solidária são fatores que comprovam o sucesso das ações desenvolvidas na Economia Solidária.

Shimbo disse que ficou surpresa com o sucesso alcançado pela Prefeitura de Dourados na Economia Solidária e ao final da palestra foi presenteado com um livro “Passos”, de autoria de Geraldo Moreira da Silva, catador de materiais recicláveis e que atualmente está na presidência da Associação dos Agentes Ecológicos de Dourados.

Prestigiaram a palestra a vice-reitora da UEMS, Eleuza Ferreira Duarte; o professor Wilson Biasotto, presidente do Comitê da Cidade Educadora; o presidente da Academia Douradense de Letras, jornalista Nicanor Coelho; a superintendente de Economia Solidária, Conceição Celestino Barbosa, entre outras autoridades.