Fonte: www.mte.gov.br

A Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), inicia este mês cursos de formação de gestores em economia solidária. O objetivo é o de fortalecer uma rede nacional de gestores em economia solidária, com ramificações nas esferas municipal, estadual e federal de governo.

Nos encontros serão discutidos o papel dos estados e municípios e sua relação com as políticas federais, os avanços e desafios da Economia Solidária após a 1ª Conferência Nacional deste ano e o seu desenvolvimento local e territorial. Outra perspectiva é a construção de um sistema público de Economia Solidária com ampla participação dos gestores

A prioridade é incrementar esse segmento econômico visando a inclusão social, bem como as estratégias para a formulação de políticas públicas. Os gestores têm a responsabilidade de implementar e gerir programas públicos para desenvolvimento da economia solidária, elaborando mecanismos e instrumentos que possibilitem impulsionar muitos projetos pela iniciativa solidária.

Os encontros acontecem por região. O primeiro será no Nordeste, nos dias 22, 23 e 24 de novembro, em Salvador. Na Região Norte, acontecerá em Manaus, nos dias 23 e 24, e em Porto Velho, nos dias 29 e 30. No Sul, será em Itajaí (SC), nos dias 20 e 21, e, no Sudeste, dias 15 e 16 em Vitória (para os estados de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro) e nos dias 20 e 21, em São Paulo. O do Centro-Oeste será em Brasília, ainda sem data marcada.