Fonte: http://www.alagoas24horas.com.br

Como atividade do programa Economia Solidária em Desenvolvimento, da Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes), do Ministério do Trabalho e emprego (MTE), será realizada em Maceió, de 28 de novembro a 01 de dezembro, a Feira Estadual de Economia Solidária, promovida pelo MTE, por meio do Instituto Marista de Solidariedade e da Fundação Banco do Brasil, em parceria com a Delegacia Regional do Trabalho em Alagoas (DRT/AL), Unitrabalho, Cáritas, Secretaria Estadual de Economia Solidária, Trabalho e Renda e do Fórum Alagoano de Economia Solidária. O evento acontecerá de 09 às 18 horas, na Praça dos Martírios. Antes da feira, no dia 27 de novembro, ocorrerá a Assembléia dos Empreendimentos Econômicos Solidários, no CENFOR, Cepa – Centro de Ensino e Pesquisas Aplicadas.

O encontro reunirá cem Empreendimentos Econômicos Solidários de todo o estado, entre eles grupos formados por quilombolas, indígenas, usuários do hospital Portugal Ramalho e participantes do Movimento de Mulheres Trabalhadoras Rurais (MMTR), que comercializarão produtos artesanais, alimentícios e agrícolas.

A feira objetiva discutir formas de fortalecimento da economia solidária no estado, através da troca de experiências e de produtos. Esta consolidação acontece mediante políticas integradas do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), e vem gerar trabalho e renda, inclusão social e desenvolvimento justo e solidário, que são algumas das principais características dos empreendimentos econômicos solidários.

Tendo em vista a possibilidade de uma comercialização personalizada, onde produtores e consumidores terão um contato direto no ato da troca, a feira possibilitará a fortificação da confiabilidade em relação aos produtos de origem solidária, sendo muito útil para a divulgação do trabalho destes que prezam por uma economia justa e igualitária, baseada na autogestão e na colaboração.